top of page
  • Redação

07 de outubro - Dia de Nossa Senhora do Rosário

História da devoção a Nossa Senhora do Rosário


A origem da devoção a Nossa Senhora do Rosário é muito antiga, mas sua propagação

foi grande com São Domingos de Gusmão. O Cônego Domingos de Gusmão foi encarregado pelo Papa Inocêncio III de combater a heresia dos Albigenses que queimavam as igrejas, profanavam as imagens dos santos e perseguiam os católicos.




Segundo a tradição, São Domingos passava as noites rezando, implorando o auxílio de Deus. Um dia apareceu-lhe sobre uma nuvem luminosa a Virgem Maria e ensinou-lhe um método de oração. Surgiu assim a devoção ao rosário e, por inspiração da Virgem Maria, São Domingos fez do rosário a sua poderosa arma para combater a heresia dos Albigenses.


São Domingos fundou a Ordem dos Irmãos Pregadores ou Dominicanos e muito propagou o rosário, tornando-se conhecido como o “Apóstolo do Rosário”. A consagração definitiva do rosário foi por ocasião da vitória da Cristandade em 1571 na batalha naval, onde os cristãos lutavam contra os turcos em Lepanto. Os cristãos em Roma rezavam a oração ensinada pela Virgem Maria. Pio V, para imortalizar a vitória dos cristãos, instituiu a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, cujo nome foi mudado para Nossa Senhora do Rosário pelo seu sucessor, Gregório XIII, que reconheceu no rosário a arma da vitória.


No Brasil, a devoção ao Santo Rosário foi trazida pelos missionários e muito se espalhou. Na época de escravidão, os escravos usavam o rosário pendurado ao pescoço e, após o trabalho, reuniam-se em torno de um “tirador de reza” para rezarem.


A devoção a Nossa Senhora do Rosário atravessou os séculos sempre com o empenho da Igreja em difundir o rosário. Nossa Senhora do Rosário é retratada geralmente sentada, com o divino Filho sobre seu joelho esquerdo, segurando um rosário com a mão direita. Algumas imagens representam a Virgem dando o rosário a São Domingos e, em outras, além de São Domingos, aparece ainda Santa Catarina de Sena recebendo o rosário do Menino Jesus. Nossa Senhora do Rosário é comemorada em 7 de outubro.

 

Sobre a obra:


Elam de Almeida Pimentel


A Virgem Maria, em uma de suas aparições, deu-se a conhecer como Nossa Senhora do Rosário , ensinando a rezar o terço para combater os males e as calamidades que afligem o corpo e a alma de todos nós. Rezar e seguir os conselhos de Nossa Senhora do Rosário podem nos ajudar a mudar nossa vida nos momentos de dificuldades.


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page