• Redação

15 de março - Dia de São Longuinho

O nome Longuinho deriva de Longinus.


Segundo algumas lendas, Longinus teria vivido no primeiro século, foi contemporâneo de Jesus, sendo, provavelmente, o soldado que, na crucificação de Jesus, o reconheceu como Filho de Deus.


Como soldado, ele tinha suas obrigações militares, participou de acontecimentos marcantes (crucificação) e recebeu ordens para perfurar Jesus com uma lança. Após tal ato, arrepende-se, reconhece Jesus como Filho de Deus e torna-se um exemplo de paz e dedicação à pobreza, pregando a palavra de Jesus comum desprendimento absoluto pelas coisas terrenas. Durante a perseguição aos cristãos, ele foi preso e martirizado.


Longinus torna-se uma figura popular na qual se mesclam tradições e lendas com as citações referentes ao oficial romano, mencionado no Novo Testamento por Mateus (25,54), Marcos (15,39), Lucas (23,47) e João (19, 34).


Segundo a devoção popular, é um santo que ajuda a achar objetos perdidos quando se promete a ele, imediatamente após o achado, três pulinhos e/ou três gritinhos.


Oração:


"Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém. Dizer o nome do objeto que procura e rezar um Pai Nosso e uma ave Maria".

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo