• Redação

5 dicas para aprender a ler a Bíblia:

Está com dificuldades pessoais ou até para ensinar ao catequizando?


Confira as dicas abaixo:


1. Defina horário, local e tempo de estudo


2. Intercale livros longos e curtos


3. Prepare-se espiritualmente


4. Crie um caderno de estudo bíblico


5. Complemente a leitura com outros livros


+ Três dicas de leitura:


A Renovação do Cristianismo e Despertar uma atitude de busca

Jesus oferece mais do que uma teoria ou uma teologia. Ele oferece um projeto de vida que não se limita ao intimismo, mas se propõe a mudar o entorno e a sociedade na qual o cristão está inserido. Pagola, reconhecido por suas reflexões bíblicas e pastorais, também propõe neste volume da Série Recuperar Jesus como Mestre interior a renovação interior do cristianismo atual, o que possibilita, consequentemente, uma espiritualidade centrada em Jesus. Já na obra Despertar uma atitude de busca, orante do Evangelho nos convida de forma permanente a tomar decisões para renovar vários aspectos de nossa vida cristã. Essa renovação interior vai se concretizar principalmente em duas direções: aprender a viver especificamente a espiritualidade de Jesus e aprender a viver abrindo caminhos concretos para o projeto humanizador do Pai.


O autor José Antonio Pagola cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. Foi professor de Cristologia na Faculdade Teológica do Norte da Espanha (Vitória). É autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia. Há muitos anos se dedica exclusivamente a pesquisar e tornar conhecida a pessoa de Jesus. Sua obra mais conhecida é Jesus: aproximação histórica, considerada uma referência no assunto.


Bíblia: história, curiosidades e contradições

Este livro resulta de uma pesquisa sistemática sobre a Bíblia, em suas diversas versões em português, e em seus originais hebraicos e gregos, e seu contexto histórico, literário e geográfico. A riqueza de seus resultados e descobertas ilumina ainda mais a compreensão da Bíblia nos dias de hoje. Este guia apresenta novos conhecimentos sobre a criação, o contexto e a transmissão de cada livro bíblico. Ao sistematizar esses resultados, o livro formula e responde mais de 1.000 perguntas sobre autores, atores, eventos e curiosidades, além de apresentar a origem e o significado dos nomes dos personagens e lugares bíblicos.

Evaristo Eduardo de Miranda é agrônomo, com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de Montpellier (França). Com centenas de trabalhos publicados no Brasil e exterior, é autor de 35 livros sobre agricultura, história, espiritualidade, judaísmo e cristianismo. É diretor do Instituto Ciência e Fé e estudioso da língua hebraica. Participa do conselho editorial de diversas publicações. Recebeu a Ordem do Rio Branco do Itamaraty e o Prêmio Abril de Jornalismo, categoria Ciência.


A Bíblia: caminhos de interpretação e reflexão pessoal

Ao iniciarmos a leitura da Bíblia, podem nos surgir várias dúvidas: “Por onde eu começo?”, “Será que eu vou compreender tal leitura?”, “Como usar os textos nos dias atuais?” Nesta obra, Anselm Grün nos apresenta instrumentos básicos para introduzir e interpretar a Bíblia, que nos possibilitam entender suas diversas perspectivas (histórica-crítica, espiritual e mística, teológica, eclesial, psicologia pro- funda, teológico-libertadora e pessoal), sendo útil àqueles que buscam nas Escrituras uma reflexão pessoal, mas também àqueles que querem sugestões de aprofundamento teológico e eclesial.


Autor reconhecido, Anselm Grün, no mundo inteiro por seus inúmeros livros publicados em mais de 28 línguas, o monge beneditino Anselm Grün, da Abadia de Münsters-chwarzach (Alemanha), une a capacidade ímpar de falar de coisas profundas com simplicidade e expressar com palavras aquilo que as pessoas experimentam em seu coração. Procurado como palestrante e conselheiro na Alemanha e no estrangeiro, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento em nossos dias. Tem dezenas de obras publicadas no Brasil.

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo