• Redação

A Bíblia - Caminhos de interpretação e reflexão pessoal

Publicada pela Editora Vozes, "A Bíblia - Caminhos de interpretação e reflexão pessoal" é uma obra de Anselm Grün, monge beneditino, conhecido mundialmente por seus livros na área de espiritualidade e mística. Seu modo simples e profundo de escrever encanta a muitos, que encontram em suas palavras orientação e motivação. Neste livro, ele pretende responder às inseguranças de quem não entendem o que a Bíblia quer dizer, nos dias atuais. Assim, ele menciona, através dos capítulos, algumas formas de ler a Bíblia nos dias atuais.

De antemão, já na introdução, ele convida a uma leitura poética de certas obras, como por exemplo, a história da criação e as narrativas do êxodo. Esse convite é para que o leitor reconheça os altos e baixos e os abismos da condição humana, bem como a manifestação da misericórdia de Deus, que aceita cada pessoa como ela é.


O desejo do autor é abordar a tradição exegética praticada na história do Cristianismo, evidenciando que não há uma única forma de interpretar a Bíblia, mas diversas possibilidades e afirma que a diversidade amplia o coração. Deste modo, autor faz referência a sete métodos de interpretação. São eles: histórico-crítico, espiritual ou místico, teológico, eclesial, na perspectiva psicológica profunda, teológico-libertadora e interpretação pessoal.


Através do livro o autor leva o leitor a entender que na Bíblia existem alguns textos míticos que não expressam uma verdade cientifica, mas uma forma de explicar a manifestação de Deus no mundo e sua relação com os seres humanos. Outro aspecto apresentado é o fato de que a Bíblia não é uma obra uniforme, ou seja, não foi escrita por única pessoa.


Por meio dessa apresentação acerca das diferentes maneiras de ler a Bíblia, Anselm Grün faz uma introdução simples, mas profunda e completa acerca dos métodos de interpretação da Bíblia. Assim, é importante lembrar que a leitura dos livros sagrados não deve ter o objetivo de enriquecer o conhecimento ou obter informações, mas possibilitar um encontro verdadeiro com Deus. Por fim, o saborear as palavras e o descobrir seus sentidos conduzem ao espaço interior do silêncio, no qual o próprio Deus habita e se comunica.


Sobre a obra:

A Bíblia - Caminhos de interpretação e reflexão pessoal


Ao iniciarmos a leitura da Bíblia, podem nos surgir várias dúvidas: “Por onde eu começo?”, “Será que eu vou compreender tal leitura?”, “Como usar os textos nos dias atuais?” Nesta obra, Anselm Grün nos apresenta instrumentos básicos para introduzir e interpretar a Bíblia, que nos possibilitam entender suas diversas perspectivas (histórica-crítica, espiritual e mística, teológica, eclesial, psicologia pro- funda, teológico-libertadora e pessoal), sendo útil àqueles que buscam nas Escrituras uma reflexão pessoal, mas também àqueles que querem sugestões de aprofundamento teológico e eclesial. (Trecho da obra)


Sobre o autor:


Autor reconhecido no mundo inteiro por seus inúmeros livros publicados em mais de 28 línguas, o monge beneditino Anselm Grün, da Abadia de Münsters-chwarzach (Alemanha), une a capacidade ímpar de falar de coisas profundas com simplicidade e expressar com palavras aquilo que as pessoas experimentam em seu coração. Procurado como palestrante e conselheiro na Alemanha e no estrangeiro, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento em nossos dias. Tem dezenas de obras publicadas no Brasil.



Leonardo Henrique Agostinho, MSC

Religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, formado em Filosofia e estudante de Teologia, na PUC-SP.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo