Solenidade de todos os Santos| Mt 5,1-12
Celebramos, neste domingo, a Solenidade de todos os Santos e Santas de Deus. Proclamamos a santidade de Deus e a manifestação da sua vida em nossa vida, através de seu Filho Jesus Cristo.
O Evangelho desta Solenidade é das bem aventuranças. Elas estão no início do capítulo cinco (5) de São Mateus. São a porta de entrada do Sermão da Montanha (Mt 5-7). As bem aventuranças são um programa de vida, para trazer felicidade plena a quem adere à boa nova de Jesus. São orientações para seguir no caminho de santidade.
A felicidade já não estar em somente meditar a lei de Javé, dia e noite, mas felizes são as pessoas pobres, as que têm fome e sede de justiça. Essa promessa de felicidade não é para depois da morte. Jesus fala da felicidade nesta vida.
A sociedade de consumo, que invadiu tudo, diz que a felicidade é uma meta imediata de nossas buscas. Essa felicidade é passageira, pois quando a alcançamos, invade, de novo, a insatisfação, a inquietude e, novamente, temos sede de busca. As bem aventuranças nos ensinam que não encontraremos a felicidade no exterior. É algo que vem do nosso interior.
Diante dessa realidade da vida, precisamos nos questionar em que a proposta evangélica de felicidade nos diz hoje? Conseguimos perceber a felicidade no externo ou interno de nossa vida?
Na experiência de fé de muitas pessoas, o seguimento a Jesus, às vezes, não se associa com a ideia de felicidade. Muitos buscam a felicidade nas coisas. O mais importante é o ter e não o ser. Predomina, em certos ambientes, ou até em alguns grupos cristãos, uma doutrina dolorida e uma catequese afastada da busca humana da felicidade.
Diante de tal situação, Jesus, no texto evangélico, afirma categoricamente: “Felizes sois vós!” que entendem a vida a partir desse caminho que Ele propõe.
Sobre o autor:
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.
Comments