top of page
  • Redação

Ano Litúrgico: Tempo da Quaresma



Envolve desde a Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa antes da Missa da Ceia do Senhor. O 4° Domingo da Quaresma, chamado “Laetare”, é caracterizado pela alegria da Páscoa que se aproxima, de modo que se pode usar paramento cor-de-rosa por sua suavidade. Após o 5° Domingo da Quaresma temos o “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”, em que se inicia a Semana Santa. Nesse dia a cor litúrgica é vermelha.


A partir do período vespertino da Quinta-feira Santa inicia-se o Tríduo Pascal, que envolve: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo.


Na Quinta-feira, à tarde, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e o Lava-pés sob a cor litúrgica branca, porque é um dia festivo no qual se celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia. Na Sexta-feira Santa celebra-se a Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo sob a cor litúrgica vermelha, para relembrar o sangue derramado na entrega de Cristo com sua morte na cruz. No Sábado Santo, à noite, celebra- -se a Vigília Pascal sob a cor litúrgica branca, que simboliza a presença do Cristo Ressuscitado no meio de nós, a vida que venceu a morte.


Durante o Tempo da Quaresma promove-se uma espiritualidade de penitência e conversão por meio de ensinamentos sobre a misericórdia de Deus. A cor litúrgica usada nesse tempo é a roxa.


Fique ligado!

Acompanhe as nossas postagens nas redes sociais para não perder os estudos sobre o Ano Litúrgico!


No Instagram: @blogdacatequese No Facebook: /blogdacatequesevozes


 

Autoria do texto: Francine Porfirio Ortiz e Viviane Mayer Daldegan

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page