top of page
  • Redação

Assembleia Celebrativa: “Onde dois ou mais estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”

Na Liturgia Eucarística, todos são “celebrantes” do Mistério da Salvação. Ninguém “assiste” passivamente. São todos convivas do divino banquete. Cada um deve sentir-se convidado pessoalmente por Jesus, que é o Presidente “invisível” da Celebração. O Missal Romano diz: “Na Missa ou Ceia do Senhor, o Povo de Deus é convidado e reunido, sob a presidência do sacerdote, que representa a Pessoa de Cristo para celebrar a memória do Senhor ou Sacrifício eucarístico. Por isso, a esta reunião local da santa Igreja aplica-se, de modo eminente, a promessa de Cristo: “Onde dois ou mais estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18,20).



Ninguém se sinta isolado e esquecido dentro da Missa: Jesus reuniu em torno da Mesa os seus amigos. Em Cristo, todos se fazem irmãos, filhos do mesmo Pai, sem distinção entre ricos e pobres, doutores e analfabetos. É como está escrito: “Há um só corpo e um só espírito, assim como, graças à vossa vocação, fostes chamados a uma só esperança. Há também um só Senhor, uma só fé, um só Batismo, um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, por todos e em todos” (Ef 4,4-6).


Todos os gestos, palavras, preces e cantos realizados na Liturgia da Palavra devem levar a Assembleia a participar da Ceia que o Senhor desejou “ardentemente” celebrar com seus discípulos. E a Missa não pode ficar reduzida somente àquela hora de rito. Ela deve dar sentido a toda a nossa vida, assim como em todos os dias da semana devemos estar vivendo a nossa Missa. Liturgia não é só rito e palavras: é, sobretudo, “vida”.

 

Sobre a obra:


Pe. Luiz Cechinato


Este livro vem resgatar a riqueza da Celebração Eucarística, indo à sua origem e mostrando o significado de cada parte. Quer mostrar que a Missa simplesmente o cumprimento de um preceito, mas o feliz encontro com Deus. Traz histórias que tornam a leitura atraente, e um questionário que ajuda a gravar o ensinamento.


78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page