Catequese Inclusiva: Dicas para lidar com crianças e jovens neurodivergentes
- Redação
- há 4 dias
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Na catequese, assim como nas escolas, encontramos crianças e adolescentes com diferentes formas de aprender, se expressar e se relacionar. Autismo, TDAH, TOD, dislexia, hiperatividade, superdotação, bullying e transtornos emocionais são realidades que já fazem parte do nosso dia a dia e que desafiam os catequistas a buscarem novas formas de acolher e ensinar.
Por isso, é fundamental que os catequistas estejam atentos e preparados para a inclusão. Mais do que transmitir conteúdos, a missão da catequese é anunciar o Evangelho de forma acessível e acolhedora para todos, respeitando cada pessoa em sua singularidade.
Pensando nisso, indicamos a coleção “O que fazer e o que evitar – Guia rápido para professores”, que também pode ser uma excelente ferramenta para catequistas. Esses guias práticos apresentam, de forma clara e esquemática, estratégias que ajudam a compreender e lidar com diferentes situações que podem surgir durante os encontros de catequese.
Cada volume traz:
Explicações simples sobre o funcionamento cognitivo e comportamental de crianças e jovens com diferentes neurodivergências.
Exemplos de situações comuns, acompanhados de orientações rápidas: “o que fazer” e “o que evitar”.
Ferramentas e estratégias práticas para facilitar a convivência e o aprendizado.
Reflexões de especialistas, que enriquecem a formação do catequista e ajudam a ampliar o olhar inclusivo.
Por que esses livros são importantes para a catequese?
Porque ajudam o catequista a reconhecer e acolher melhor as diferentes formas de ser e aprender.
Porque oferecem recursos concretos que podem tornar os encontros mais dinâmicos, respeitosos e fraternos.
Porque fortalecem a missão da catequese como espaço de inclusão e testemunho cristão, onde cada criança e jovem é valorizado como filho amado de Deus.
Se queremos uma catequese viva, aberta e fiel ao Evangelho, precisamos aprender sempre mais sobre inclusão. Essa coleção pode ser uma grande aliada para que os catequistas se sintam mais seguros e preparados diante dos desafios atuais.
Conheça os títulos da coleção

TDAH: o que fazer e o que evitar
Já pensou em estratégias mais eficazes para lidar com uma criança com TDAH? Este livro oferece instruções específicas e “prontas para o uso” no enfrentamento, com sucesso, de 15 comportamentos/problemas típicos do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Autismo: o que fazer e o que evitar
Esta obra tem como objetivo ser um guia rápido e de pronta aplicação para professores e professoras do Ensino Fundamental que tenham alunos e alunas com autismo, para que possa ajudá-los a conhecer melhor essa condição, a observar de maneira focada as particularidades, os recursos e as fragilidades daquela criança, a implementar estratégias simples, mas eficazes, para melhorar a aprendizagem e o bem-estar em aula. De todos e todas.

Hiperatividade, impulsividade e desatenção - O que fazer e o que evitar
Você já pensou nas estratégias mais eficazes para lidar comum menino ou uma menina com hiperatividade, impulsividade e desatenção no jardim de infância? Este livro, no estilo de um caderno de treinamento de professores, oferece instruções “prontas para uso”, para abordar com sucesso 15 comportamentos problemáticos típicos, incluindo aqueles relacionados a aspectos emocionais.

TOD - Transtorno de Oposição Desafiante - O que fazer e o que evitar
Você já pensou nas estratégias mais eficazes para lidar com uma criança rebelde na escola? Este livro, no estilo de um caderno de treinamento de professores, apresenta sugestões e indicações úteis para enfrentar com sucesso 12 problemas de comportamento típicos do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD). O livro não trata da “administração ordinária”, mas de casos complexos de crianças que não apenas põem em prática comportamentos que poderíamos definir como inapropriados, mas que também apresentam dificuldades de autocontrole tão importantes e explosivas a ponto de serem classificadas como transtorno.

Dislexia: o que fazer e o que evitar
A trajetória de uma criança com dislexia é caracterizada por desafios contínuos e por um desempenho flutuante. Quando estamos convencidos de que alcançamos um determinado objetivo é possível presenciar um desempenho deficiente. Em vez de focar as dificuldades, é importante reconhecer e promover os pontos fortes individuais e criar oportunidades de colaboração com os colegas. Este livro apresenta sugestões e indicações úteis para lidar com sucesso com 14 situações problemáticas e dificuldades típicas da dislexia.

TOD - Transtorno de Oposição Desafiante - O que fazer e o que evitar
O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um padrão de humor irritável e colérico com comportamentos desafiadores, argumentativos e vingativos. Uma das principais características é a frequência, a persistência e a disseminação desses padrões; ou seja, eles estão presentes em diferentes contextos ambientais. Este livro sugere algumas maneiras de aliviar as dificuldades de crianças com Transtorno de Oposição Desafiante e de seus professores. Pode ser definido como um livro de receitas, cujo objetivo é combinar de maneira eficaz os ingredientes que a ciência e a prática clínica indicam como os mais eficazes.

Bullying - O que fazer e o que evitar
Quais são as estratégias mais eficazes para lidar com um estudante que adota comportamentos de bullying? Em formato prático e direto, este livro oferece orientações valiosas para enfrentar o fenômeno no contexto escolar, promovendo a escola como espaço de relações saudáveis. A proposta é: agir sobre o comportamento, não rotular o aluno. Um guia essencial para educadores que desejam intervir com responsabilidade e sensibilidade.
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