top of page
  • Redação

Celebrações especiais - Catequese de Primeira Eucaristia

No final do texto de introdução da obra, baixe o roteiro celebrativo de Inscrição e petição da Primeira Eucaristia, retirado do livro.


Por Álvaro Ginel, para o livro Celebrações especiais


A introdução costuma servir para justificar uma obra e apresentar os aspectos-chave de situação, de modo a permitir ao leitor orientar-se no que lhe é oferecido. Extraímos a justificação destas celebrações especiais da etapa de preparação para a Primeira Eucaristia do Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA).

As etapas do processo catecumenal são sempre marcadas por uma celebração que confere à catequese um caráter sacramental e litúrgico, muito distante das atuais colações de grau no âmbito escolar, nas quais há entrega de diplomas e faixas, bem como uma grande festa, além das tradicionais viagens de formatura.


Acredito firmemente que a catequese, em todas as etapas e todas as faixas etárias, há de se inspirar na catequese de adultos* não apenas na estruturação dos conteúdos como também na própria organização da catequese como um todo. Um ponto desta organização própria do catecumenato batismal é a dimensão celebrativa que acompanha e marca o processo e os passos do catecúmeno.


Seguindo estas indicações, reunimos neste livro a adaptação de um conjunto de celebrações para o processo catequético comumente chamado de “catequese de preparação para a Primeira Eucaristia”. Na realidade atual das Igrejas, é preciso reconhecermos que a catequese de Primeira Eucaristia é a mais frequentada, por bem e por mal, dependendo do ponto de vista a partir do qual analisarmos os dados. O presente livro não aborda o tema global da catequese de Primeira Eucaristia, mas limita-se a oferecer uma contribuição bem concreta: diversas propostas de roteiros para celebrações realizadas com os catequizandos, junto com seus pais e ou familiares, no período que antecede à celebração da Primeira Eucaristia. Convém ressaltar que nenhuma destas celebrações é somente para os catequizandos desta etapa iniciática.


Sobre a obra:


Este livro oferece uma contribuição bem concreta: diversas sugestões de celebrações realizadas com os catequizandos, junto com seus pais, nos anos que antecedem à celebração da Primeira Eucaristia. Os temas escolhidos para as celebrações especiais baseiam-se no Ritual da Celebração do Batismo de Adultos, com as adaptações adequadas a outra realidade sacramental como a da celebração da Primeira Eucaristia. Nas celebrações reúnem-se diversos elementos: a Palavra de Deus, a dimensão simbólica, a ação-participação de adultos e crianças, o silêncio, a instrução ou momento homilético próprio de uma celebração que reúne os adultos e as crianças.


*“O modelo de toda catequese é o catecumenato batismal, que é formação específica, mediante a qual o adulto convertido à fé é levado à confissão da fé batismal , durante a vigília pascal” (DGC, n. 59).

Clique no ícone abaixo para baixar o roteiro celebrativo:

Inscrição e petição da Primeira Eucaristia - Celebrações especiais - Blog da Catequese
.pdf
Download PDF • 1.11MB

244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page