Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes

  • Redação

Coleção Caminho de Iniciação à Vida Cristã ganha novo livro

Título é voltado para a catequese com adultos

A coleção Caminho de Iniciação à Vida Cristã, publicação tradicional no catálogo de catequese da Editora Vozes, acaba de ganhar um complemento. O livro Caminho de Iniciação à Vida Cristã com adultos chega ao mercado com a proposta de apresentar um caminho catequético de iniciação e amadurecimento da fé e da vida cristã. Com esta intenção, os encontros e as celebrações propostos têm como finalidade contribuir para desenvolver a formação de modo processual e progressiva dos adultos, para que se tornem discípulos missionários de Jesus Cristo.


Para saber um pouco mais sobre a obra, o Blog da Catequese entrevistou a Ir.Neli Basso, responsável pela organização do livro e pela Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã, da Diocese de Caxias do Sul - RS. Confira!


Blog da Catequese: Como surgiu a ideia de escrever o livro?


Ir. Neli Basso: A ideia tem data de 2012, na Diocese de Caxias do Sul, dada a demanda de adultos (acima de 18 anos) que não haviam recebido um dos sacramentos ou os três da iniciação: batismo, crisma e eucaristia. Para a preparação dos sacramentos para adultos havia necessidade de uma linguagem específica e objetiva, contemplando os aspectos doutrinários, bíblicos e litúrgicos da Igreja para aqueles que assim desejassem.


Blog da Catequese: Qual a proposta da obra?


Ir. Neli Basso: Destina-se a catequistas que orientam os catecúmenos em vista da experiência de Jesus Cristo, da vida comunitária e da preparação dos sacramentos da iniciação e aos adultos, (pais dos catequizandos, membros dos diferentes ministérios da comunidade e outros) que desejam aprofundar sua fé cristã e iniciá-los na vivência da fé, inseridos na comunidade eclesial através dos sacramentos, favorecendo a formação de discípulos missionários.


Blog da Catequese: O que o leitor pode esperar deste livro?


Ir. Neli Basso: Espera-se que os encontros e as celebrações favoreçam a experiência de discipulado no seguimento de Jesus Cristo, na comunhão, na vivência da fraternidade, na profecia da solidariedade, na missão de discípulos que compartilham a alegria de serem enviados para anunciar a Boa Nova, fundamentada no exercício da Leitura Orante da Palavra de Deus como Verdade, Caminho e Vida na caminhada do ano litúrgico.


Blog da Catequese: Quais as principais dificuldades encontradas na catequese para adultos e como solucioná-las?


Ir. Neli Basso: As dificuldades encontradas se remetem às urgências de o adulto dispor de tempo necessário para realizar os encontros de maneira sistemática. Na maioria dos casos urgem os sacramentos para uma finalidade como: ser padrinhos de batismo ou crisma, para realizar o sacramento do matrimônio, entre outros. Outro fator é a própria compreensão da metodologia de inspiração catecumenal que proporciona a experiência gradativa de inserção na comunidade versus a realização somente dos sacramentos.


Blog da Catequese: Este livro completa a coleção de catequese Caminho de Iniciação à Vida Cristã. Todos seguem a mesma linha de publicação?


Ir. Neli Basso: A obra Caminho de Iniciação à Vida Cristã com Adultos segue a mesma linha das publicações anteriores em estrutura, metodologia e linguagem. Destina-se especificamente aos adultos não iniciados. Confirma a audácia e a coragem dos desafios da evangelização e enriquecimento da formação das comunidades a partir da prática de Jesus Cristo na sequência do tempo litúrgico.

67 visualizações