• Redação

Formação Cristã: coleção oferece uma base teológica aos leitores

A Coleção Formação Crista tem como por objetivo oferecer livros com uma base teológica com uma linguagem de cunho pastoral para a formação do cristão católico. Os livros oferecem aos leigos as informações básicas que eles precisam para melhor compreender as principais características, ferramentas e situações que fundamentam a sua vivência cristã.


A coleção busca apresentar temáticas relevantes ao universo católico, principalmente da ação pastoral, em linguagem vivencial. Sendo assim, os livros transcendem a técnica pastoral, chegando à vivência e à espiritualidade cristã. “Melhor conhecer para melhor vivenciar”, essa é ideia que está presente em todas os livros da coleção.


Conheça cada obra:


Conhecer o Creio que professamos

O credo é professado por toda a assembleia a cada domingo. Diferente do que muitos falam, não se trata de uma oração, mas de uma profissão pública de nossa fé. Após escutar a Palavra de Deus, a comunidade se levanta e diz em alto e bom som qual é o conteúdo de sua fé. Mas como surgiu o Credo (também em alguns lugares chamado de Creio)? Sobre o que ele fala? Quais são os conteúdos doutrinários e teológicos que nele aparecem? O volume Compreender o credo que professamos busca trazer para a linguagem vivencial os conteúdos da profissão de fé católica explicando a fé trinitária e o ser da Igreja.


Autor:

Oscar Maldonado – professor de antropologia teológica e teologia fundamental (ITESP).


Conhecer a Missa que celebramos

O missa constituiu-se historicamente como um conjunto de ritos que é semanalmente – ou mesmo cotidianamente – celebrada pelos católicos. Mas qual o seu sentido? A Sacrosanctum Concilium traz a referência da participação ativa e consciente da missa. A obra Conhecer a Missa que celebramos tem o objetivo de trazer ao cristão uma reflexão sobre o sentido de celebrar a eucaristia, mas em perspectiva mais vivencial. Não se trata a princípio da missa parte por parte. Essa poderia ser outra obra. Trata-se de trazer ao fiel um resgate da experiência fundante da celebração da eucaristia, vinda da ceia judaica, passando pela pessoa de Jesus e pela história da Igreja. Ao final o leitor poderá ter uma nova percepção da participação na celebração.


Autores:

Antônio Sagrado Bogaz, padre orionita, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Acheropita e professor de liturgia (ITESP).

João Henrique Hansen, conferencista e professor universitário nas áreas de Ciências da Religião e Ética Cristã.


Conhecer o Ano Litúrgico que vivenciamos

Os estudos culturais muitas vezes identificam que o ser humano traz consigo características cíclicas. A organização do tempo e o entendimento das festas não é linear, sendo repetido a cada ano. Assim também é o ano litúrgico. A cada ano celebramos a páscoa, o natal e os tempos e intermeiam esses que são as festas mais importantes do cristianismo. Mas por que celebrar a páscoa a cada ano? Qual o sentido de vivenciarmos a morte de Jesus e a sua ressurreição? Se trata meramente de um teatro? Conhecer o Ano Litúrgico que vivenciamos tem o objetivo de possibilitar ao leitor o entendimento da circularidade da liturgia católica bem como o sentido de cada tempo litúrgico que nos ajudam a vivenciar o mistério pascal de Cristo.


Autores:

Pe. Thiago Faccini Paro, pedagogo, mestre em Teologia e especialista em Liturgia, Ciência e Cultura pela PUC-SP; especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUC-RS.

Pe. Rodrigo Arnoso CSSR, mestre em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Roma, Ateneu Santo Anselmo. Leciona na área de Teologia Sacramental e Introdução à Liturgia no ITESP e na UNISAL.

Assista ao vídeo da live de lançamento da Coleção, realizada com a presença dos autores, no canal da Editora Vozes: youtube.com/EditoraVozes

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo