• Redação

Coluna da Débora | Curso Crescer - Primeira edição

Olá, espero que vocês estejam bem!


Gostaria de partilhar com vocês uma bela experiência que encerramos no dia 07 de junho: a primeira edição do curso Crescer em Comunhão – metodologia, teologia e prática.



Foram 10 encontros que nos ajudaram a melhor entender a proposta catequética dos livros que compõe a coleção Crescer em Comunhão. Os temas aprofundados contribuíram para ampliar a compreensão de catequese e atualizar a formação dos catequistas, compreendendo o material dentro do processo da Iniciação à Vida Cristã, bem como o sentido da inspiração catecumenal e sua importância para a catequese hoje.


Os encontros foram ricos em conteúdos e partilhas, pois a preocupação foi de leva não apenas conhecimento teórico, mas ligar com a vida os fatos apresentados e estudados. É possível perceber que a resistência à coleção se deve ao fato de que não se conhece como deveria e nem se olha para o itinerário todo, muitas vezes busca-se apenas compreender o volume que corresponde à etapa trabalhada pelo catequista.


Ao contemplar todos os livros da coleção, foi possível compreender a catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã como um processo iniciático e permanente de educação na fé. Uma ação comunitária que visa inserir os catequizandos, e suas famílias, na vivência da fé compreendendo o que professam e como celebram, se esquecer a dimensão espiritual, pois é missão da catequese ensinar a rezar com o coração aberto na certeza de que nos colocamos na presença de Deus e Ele nos ouve.

Ao encerrar a primeira edição desse curso renovamos a certeza de que precisamos de catequistas bem preparados e formados, pois como nos diz o Diretório para Catequese “a formação dos catequistas exige uma atenção particular, pois a qualidade das propostas pastorais está necessariamente ligada às pessoas que as colocam em prática” (DC, 130).


Quero agradece à Editora Vozes por ter propiciado esse momento a tantos catequistas que do Brasil todo tiveram acesso ao curso. Agradeço, também, o interesse de tantos para aprofundar o conhecimento da coleção, tenho certeza que os ganhos foram muitos.


Aproveito para lhe convidar, se você não fez a primeira edição, para se inscrever na próxima turma que iniciará em setembro/2022. Serão mais 10 encontros para aprofundar seu conhecimento sobre a metodologia e a teologia da coleção e também como coloca-la em prática na sua ação catequética. Venha com a gente, tenho certeza que você vai gostar!

 

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo