• Redação

Coluna da Débora: Inspiração catecumenal... Sobre o que estamos falando?

Olá, catequistas!


Gostaria de conversar com vocês sobre um livro muito especial para mim: “Inspiração catecumenal... Sobre o que estamos falando?”. Meu quarto livro, lançado no Catequistas Brasil 2022. E o que eu tenho a dizer sobre esse livro? Primeiramente, que ele segue a linha formativa dos outros, ou seja, traz uma linguagem simples, sem descuidar da seriedade dos conceitos e apresenta instrumentos para estudo pessoal e em grupo, assim você garante o melhor aproveitamento do conhecimento que o livro apresenta.


Ao falar de catequese de inspiração catecumenal, muitas ideias surgem e, por vezes, corremos o risco de transformar tudo em palavras repetidas e ideias que ecoam sem encontrar lugar na prática catequética. Por isso é importante ter clareza sobre o conceito de inspiração catecumenal e suas características para que a catequese encontre caminhos de renovação, atualização e fidelidade aos seus objetivos.


Quando o Diretório Geral para a Catequese (1997) diz que o catecumenato precisa inspirar toda a catequese, percebemos a necessidade de conhecer essa bonita prática catequética das primeiras comunidades cristãs e nele se inspirar para renovar a catequese em nossas comunidades hoje.


O livro “Inspiração catecumenal... Sobre o que estamos falando?”, nos ajuda a refletir sobre os conceitos que envolvem a dinâmica da iniciação à vida cristã como uma experiência de passagem que transforma a vida dos sujeitos ao assumirem a sua identidade cristã.


Precisamos lembrar que, para a iniciação à vida cristã acontecer, se faz necessário formar catequistas que compreendam o processo iniciático como um caminho a ser percorrido na fé e com fé, respeitando a gradualidade da compreensão dos catequizandos e integrando as famílias para que participem ativamente do desenvolvimento na fé de seus filhos.


Considerando a importância da pessoa do catequista, bem como sua formação, a obra também apresenta reflexões e práticas que contribuem para refletir a partir da realidade de seus interlocutores e quais atitudes e competências podem ser desenvolvidas para se alcançar o objetivo que a catequese se propõe.


Agora, me permitam falar em primeira pessoa, desejo que esse livro possa lhe ajudar a melhor compreender a beleza de sua missão e viver as exigências da mesma com a certeza de quem é possível melhorar e não estamos sozinhos. Desejo, de coração, que ele se torne um companheiro em seu processo de formação, assim como os anteriores, e que possamos nos reencantar pela catequese sempre mais.


Até a próxima!

 

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo