• Redação

Coluna da Débora: Itinerário da fé

Olá amigos(as) virtuais! Prontos para mais uma conversa?


Então, entra na roda e bora falar de livros!

O escolhido dessa vez é uma obra que eu gosto muito e se destaca pela sua praticidade e aplicabilidade. Estou falando do livro “Itinerário da fé: a experiência da samaritana na formação do discípulo missionário”, dos autores Dom Eugênio Rixen, Pe. Leandro Pagnussat e Maria Augusta Borges (Uau. Esse povo sabe de catequese!).


O motivo de escolher esse título para nossa conversa é o fato de que ele possibilita organizar um roteiro formativo com os catequistas, pois oferece material teórico e prático. Como assim? Já explico.


O livro tem por base o Documento 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que apresenta o texto bíblico da Samaritana (Jo 4, 4-42) como itinerário formativo da iniciação à vida cristã. Pois bem, com base nas reflexões do Documento 107 os autores propuseram uma experiência de formação pautada por seis passos:


1. O encontro;

2. O diálogo;

3. O conhecimento de Jesus;

4. A revelação;

5. O anúncio;

6. O testemunho.


Cada capítulo aprofunda um desses passos e oferece ao leitor a oportunidade de crescer não apenas no saber, mas, principalmente, na experiência de intimidade com o Mestre. O destaque da obra é intercalar a parte expositiva e a teórica, com exercícios de Leitura Orante para que, seja individualmente ou em grupo, a teoria assente e se torne sustento para a missão.


É preciso investir na formação de nossos catequistas. Todos os documentos insistem nessa necessidade. Porém, muitas vezes, nos encontramos perdidos diante de tantos assuntos e nos falta clareza sobre o que trabalhar e sobre como trabalhar. Pois esse material oferece essa clareza e ajuda a tornar a formação uma escola para o discipulado e para a missionariedade.


Se torna cada vez mais necessário ajudar os catequistas a fazer experiência de intimidade com o único capaz de dar sentido à vida: Jesus Cristo. Nossas formações, por vezes, reproduzem uma doutrina longe da realidade e maçante. Não podemos esquecer a exortação do Papa Bento XVI “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo” (Deus é amor, n.1).


Se nossa missão enquanto catequistas é fazer ecoar a Palavra de Deus, então, precisamos nos nutrir dessa mesma Palavra. Eis o grande auxílio desse livro: oferecer a oportunidade de aprofundar a Palavra para melhor anunciá-la.


Até a próxima!


Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

88 visualizações

Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes