• Redação

Coluna da Débora: Missão e vocação

Olá, catequistas!

Que bom reencontrar vocês!

Estamos em um mês especial para nós, pois é quando celebramos, de maneira mais intensa, nossa vocação. Sim, somos vocacionadas e vocacionados a serviço da Palavra de Deus! O Diretório para a Catequese apresenta o catequista como “um cristão que recebe o chamado particular de Deus que, acolhido, o capacita ao serviço de transmissão da fé e à missão de iniciar à vida cristã” (DC, 112).


Ser catequista exige de nós empenho, dedicação, ao mesmo tempo que nos traz paz e satisfação, pois sabemos que o chamado vocacional brota no coração de cada catequista que atende ao chamado divino e aceita contribuir com a Igreja em sua missão de instruir e educar na fé. Mesmo que, por vezes, as dificuldades parecem nos roubar as forças, renovamos nosso sim na certeza de que o Senhor está conosco sempre, que caminha ao nosso lado e, se for preciso, nos carrega no colo.


Da certeza de nossa vocação nasce a exigência de buscar a formação como caminho para nos conscientizar, cada vez mais, de que somos “discípulos missionários [...] sujeitos ativos da evangelização e, com base nisso, habilitados pela Igreja a comunicar o Evangelho e acompanhar e educar na fé” (DC, 132). Exigente, não é mesmo?


De fato, a formação faz parte de nosso compromisso vocacional, não podemos bem realizar nossa missão se não nos prepararmos com primazia. E formar-se compreende uma gama de atividades: manter-se atualizado quanto ao Magistério, buscar aprofundar o conhecimento bíblico, melhor compreender a liturgia, crescer na espiritualidade, conhecer novas técnicas. Ufa, quanta coisa!


Eu gosto de comparar nossa missão à jarra de água que temos em casa e que, quando a sede bate, está lá para nos saciar, pois os catequistas são como jarras de água destinadas a saciar a sede dos catequizandos. No entanto, a jarra à medida que tomamos a água vai se esvaziando e precisa ser preenchida, da mesma maneira nós precisamos buscar a formação e atualização para que possamos sempre oferecer água pura e cristalina a quem de nós se aproxima.


Bem sabemos que a Editora Vozes prima pela formação dos catequistas, sempre oferecendo materiais atualizados e de grande ajuda para nossos estudos e retiros. Em 2020, a Editora promoveu uma Super Semana de Catequese, com lives diárias que nos ajudaram a refletir sobre os mais variados assuntos ligados à catequese, liturgia, espiritualidade, etc. Pois em 2021, a Editora retorna com essa iniciativa, por isso aproveito desse espaço para lhe fazer um convite especial, visto que as lives acontecerão na semana que antecede a celebração do Dia do Catequista ofereça-se esse presente: reserve as datas e os horários, assista cada live com calma, permita-se um momento de reabastecimento.


Venha com a gente para a Super Semana de Catequese, venha agradecer por sua vocação e se fortalecer para a missão. Aprecie sem moderação!


A Super Semana de Catequese acontecerá entre os dias 23 e 29 de agosto, sempre às 19h, no canal da Editora Vozes no YouTube.

Não perca!

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo