Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes

  • Redação

Coluna da Débora: Quem é o catequizando?

Olá, cá estamos para mais uma conversa literária!

Bem sei que você, querido(a) catequista, está em um período importante do ano, que é o início das atividades catequéticas! Que maravilha esse clima de reinício, de reencontro. E, nesse clima, eu gostaria de lhe perguntar: Quem é o seu catequizando? Será que nos dedicamos o necessário para conhecê-los? O Diretório Nacional de Catequese, no VI capítulo, apresenta o catequizando como interlocutor no processo de catequese, por isso é importante conhecê-lo.


O livro sobre o qual vamos conversar, nos ajuda a refletir sobre esse assunto. Falo do título Quem é o Catequizando?, do autor Paulo César Gil. Por meio de uma linguagem acessível, somos levados a aprofundar sobre temas importantes para a catequese, pois sem o catequizando o processo catequético não acontece.


No início de cada ano, as comunidades eclesiais oferecem formação para os catequistas, pois é necessário conhecer e aprofundar os conteúdos que serão desenvolvidos. Porém, é preciso ter igual atenção para se conhecer melhor a pessoa do catequizando em suas várias faixas etárias. No livro, o autor permite que o leitor conheça um pouco mais sobre a psicopedagogia e como ela se relaciona com a catequese, nessa relação somos ajudados a compreender os processos de construção do conhecimento e dialogar com o mundo do nosso catequizando.


O ponto de maior destaque do livro é que ele ajuda você catequista, mas também você pai e mãe, a olhar para as fases de desenvolvimento da criança e compreender a catequese como um processo de crescimento na fé. Isso quer dizer: a criança não é um “mini adulto” que deve dar conta de conceitos abstratos e de uma linguagem complexa. É necessário conhecer o desenvolvimento do catequizando para melhor lhe ajudar a percorrer o itinerário catequético que lhe é proposto.


Ao apresentar um modelo para o catequista o autor diz que é preciso seguir os passos de Jesus e que, para o Mestre de Nazaré, conhecer é acolher. Então, querido catequista, aproveite esse belo instrumento e se dedique a acolher seu catequizando em sua singularidade e beleza para que ele possa crescer na fé e na compreensão da vontade de Deus para sua vida.


Um material indispensável para nossas formações. De fácil compreensão e com conteúdo profundo. Não deixe passar essa oportunidade de conhecer, ainda mais, aquele que será seu companheiro nessa bela missão catequética!


Até a próxima!


Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

114 visualizações