• Redação

Coluna da Débora: Silhuetas de Deus

Vamos para mais uma coluna com a autora Débora Pupo?

Olá queridos(as) leitores(as).


Prontos para mais uma conversa? Hoje quero falar com vocês de silhuetas. E sim, isso tem relação com livro. Se aproxime, vamos conversar!


Um certo dia eu retornei ao escritório da Coordenação Regional da Catequese em Curitiba – PR e encontrei sobre a mesa alguns presentinhos. O povo que me conhece um pouco adora me presentear com livros (será que vocês adivinham o motivo?). E não era apenas um livro, eram quatro e eu fiquei felicíssima! Entre os vários títulos, um me chamou atenção na hora. Como eu estava preparando uma formação sobre um tema que se aproximava do título ele foi o primeiro a ser lido. Quer saber qual o livro? Respondo já: “Silhuetas de Deus”, do autor Fernando Altemeyer Junior.


Se procurarmos rapidamente pela internet o significado da palavra “silhuetas” vamos encontrar a seguinte definição: “desenho que representa o perfil de uma pessoa ou objeto, de acordo com os contornos que a sua sombra projeta”. Interessante usar tal palavra no título e fazer referência a Deus.


Porém, o que mais encontramos são os contornos que a sombra divina projeta sobre nós. E muitas vezes temos dificuldade de falar de Deus, pois não sabemos qual imagem usar. A grande sacada do autor foi organizar seu livro para, por meio de várias silhuetas, falar do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. A obra está dividida em três partes e os títulos de cada parte são um convite à leitura: 1. Nos braços do Deus, Abba; 2. Proseando com Jesus, o Filho Amado; 3. Acariciados pelo Espírito de Amor.


O autor nos ajuda a ir além das imagens um tanto gastas para falar do Pai, do Filho e do Espírito. Sua escrita nos ajuda a encontrar novas maneiras para dialogar com públicos cada vez mais exigentes e questionadores. Na apresentação o autor diz que a escrita foi inspirada por suas experiências familiares, por isso ele consegue ser tão simples e tão profundo. Falar de Deus com singeleza e nos inserir na intimidade desse mistério.


Vou terminar com uma citação da apresentação do livro: “somos esse ser único amado pelo Pai e pelo Filho no Espírito. Somos a complexidade de nossas alegrais e tristezas misturadas. Vivendo tantos conflitos de poder e desejando ser amados diariamente. Somos idênticos em termos genéticos, e totalmente diferentes nas digitais”.


Não perca essa preciosidade. Esse livro vai lhe ajudar a entender Deus e também falar melhor Dele.


Até a próxima!

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e do livro: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?", ambos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

35 visualizações

Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes