• Redação

Dia de Reis: celebração aos Magos

Nesta segunda-feira, 06 de janeiro, a Igreja celebra o Dia de Santos Reis. A festa é um lembrete para celebrarmos a visita dos Magos, que saíram do Oriente e foram adorar e prestar homenagens ao Menino Jesus recém-nascido.


São Beda, que foi um respeitado doutor da Igreja, descreveu o rosto dos três Reis Magos, no séc. XII, da seguinte forma:


"O primeiro, diz, foi Melquior, velho, circunspecto, de barba e cabelos longos e grisalhos... O segundo tinha por nome Gaspar e era jovem, imberbe e louro... O terceiro, preto e totalmente barbado chamava-se Baltazar (cfr. "A Palavra de Cristo", IX, p. 195)"


Ao chegarem na manjedoura os três Reis Magos ofereceram, cada um o seu, um presente ao Menino:


Ouro, que significava a realeza de Jesus


Incenso, que representava a divindade do recém-nascido


Mirra, simbolizando a humanidade e o sofrimento pelo qual Ele salvaria a humanidade


Oração


“Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar! Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu. Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade. E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes. Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica. Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos. (Em silêncio fazer o pedido). Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!”

6 visualizações

Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes