• Redação

Dica de formação: Coleção Introdução à Bíblia

Conheça mais sobre a Coleção Introdução à Bíblia, do autor Pe. José Carlos Fonsatti, CM:


Lançamentos da Coleção:


Introdução aos quatro Evangelhos


Para os cristãos, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João constituem o centro, o coração de toda a Bíblia. É por meio dos evangelhos que os cristãos se aproximam de Jesus de Nazaré, centro de toda a Sagrada Escritura, pois todo o Antigo Testamento converge para Ele, e o Novo Testamento parte Dele.


Os evangelhos contêm a Boa-nova da salvação anunciada por Jesus e foram escritos por testemunhas oculares dos fatos narrados, ou por aqueles que foram discípulos dos apóstolos. Eles foram escritos por necessidade pastoral, ou seja, para transmitir, fielmente, o que Jesus fez e ensinou.


Neste livro o autor apresenta, em primeiro lugar, uma introdução geral aos evangelhos. Em seguida, propõe uma introdução específica a cada um dos quatro evangelhos, discorrendo sobre eles na ordem cronológica em que foram escritos. Seu objetivo com a obra é ajudar o leitor a estudar os evangelhos, pois isto é fundamental para conhecer Jesus e para amá-lo e, consequentemente, segui-lo. Somente quando o Cristo se torna de fato a referência é que as comunidades vivem a verdadeira comunhão e o verdadeiro serviço, que consiste na continuidade da missão do próprio Cristo.


Os Livros Proféticos

Deus sempre se serviu do próprio ser humano como instrumento para salvar a humanidade. Neste livro o autor nos revela que na história da salvação os profetas tiveram um papel importante, pois Deus os escolheu para falar em seu nome e comunicar as suas palavras. Foram os profetas que proferiram palavras de exortação, de esperança, de condenação que continuam atuais e podem, ainda hoje, iluminar muitas situações de nossa realidade.


Neste livro o autor apresenta ao leitor como melhor compreender o papel e a importância dos profetas apresentando uma introdução ao estudo dos profetas bíblicos, organizado em duas grandes partes: a introdução geral ao profetismo bíblico e uma introdução específica de cada um dos livros proféticos situando suas palavras no contexto histórico em que viveram.


Os Salmos e os Livros Sapienciais

Nesta obra o autor apresenta os Livros Sapienciais: os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes (Coélet), Cântico dos Cânticos, Livro da Sabedoria e Eclesiástico (Sirac/Sirácida), seguindo a ordem que esses livros ocupam na Bíblia, apresentando ao leitor aspectos peculiares que os caracterizam. No entanto, a diferença nesta obra é que o autor apresenta o Livro dos Salmos antes do Livro de Jó, e também como uma das partes da obra. Ao discorrer sobre o Livro dos Salmos dessa maneira, o faz com a intencionalidade de destacar que sua originalidade consiste em ser uma coleção de orações, ou seja, um livro de orações e não um livro sapiencial. Partindo dessa compreensão ressalta sua importância para aqueles que desejam estabelecer maior proximidade com Deus ao virem a conhecer e rezar com este livro, seguindo o exemplo de Jesus que se serviu dos Salmos para realizar sua oração pessoal.


Demais obras da coleção:


O Pentateuco

O Pentateuco apresenta ao leitor uma introdução aos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados pelos judeus de LEI e pelos cristãos de PENTATEUCO.


No decorrer do livro o leitor irá observar que o conteúdo está proposto de forma acessível, consistente e clara, sendo suas abordagens um referencial indispensável para aqueles que desejam ingressar nos estudos bíblicos, pois esta obra reúne as informações essenciais sobre os cinco primeiros livros da Sagrada Escritura.


Introdução à Bíblia

Introdução à Bíblia tem como objetivo apresentar aos que iniciam seus estudos da Palavra de Deus uma série de informações importantes e indispensáveis para a compreensão do sentido do texto sagrado.


Este livro apresenta uma introdução geral com o objetivo de contribuir na compreensão daqueles que desejam conhecer a Palavra de Deus. Sua proposta está organizada em seis capítulos nos quais o autor discorre sobre as noções gerais relacionadas à formação, à organização, à inspiração, às traduções, à composição e à interpretação da Bíblia.


É um texto para ajudar aqueles que iniciam seus estudos da Sagrada Escritura a melhor compreender o sentido do texto sagrado.


Os livros históricos da Bíblia

O objetivo desta obra – Os Livros Históricos – é ser um instrumento de formação no qual o leitor poderá encontrar a narrativa de um povo que é retrato de todos nós. Em suas páginas o leitor irá encontrar informações sobre cada um dos Livros Históricos, apresentando-os como são estudados, ou seja, nos grandes blocos nos quais estão inseridos: História Deuteronomista (Josué, Juízes, Samuel e Reis), História Cronista (Crônicas, Esdras e Neemias) e História dos Macabeus (Livros dos Macabeus), ou, como alguns preferem chamar, História Helenista.


Nessa proposta os livros de Rute, Tobias, Judite e Ester estão colocados entre os Livros Históricos, mas, na realidade, são novelas com objetivo didático. Esses livros estão inseridos em contextos históricos precisos, mas são histórias que transmitem ensinamentos importantes.


Este livro possibilita ao leitor uma maior aproximação com a história, reveladora das autênticas experiências religiosas nas quais Deus é quem mostra o caminho.


O autor:


Pe. José Carlos Fonsatti, CM é sacerdote da Congregação da Missão (Vicentinos). Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1980). Foi vice-diretor do Centro Internacional de Formação São Vicente de Paulo em Paris (2006-2012). Professor de Sagrada Escritura na Faculdade Vicentina (FAVI) e assessor do curso de Bíblia do IAFFE (Instituto Arquidiocesano de Formação na Fé) em Curitiba.

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo