top of page
  • Redação

Dinâmica: Varal de balões



Número de participantes: ilimitado


Materiais: Canetinhas de cores escuras, barbante longo, fita adesiva e balões (bexigas) de cores verde, roxo, branco e vermelho (quantidade suficiente para que cada participante fique com um balão). Se possível, sugere-se ter música ambiente.


Como fazer: Disponha os participantes em círculo. Para cada um deles, entregue um balão vazio (alterne entre verde, vermelho, branco e roxo) e informe que representam as principais cores litúrgicas. Peça que encham seu balão e oriente que cada participante dará seu balão ao colega do lado direito quando ouvirem o catequista-animador bater uma palma. Enquanto estiverem com um balão em mãos, escreverão nele a informação correspondente à cor do balão em questão, a ser dada a cada rodada.


Depois que os balões estiverem cheios, inicie dizendo:


Rodada 1:


“Quem estiver com o balão vermelho, escreva: Domingo da Paixão. Quem estiver com o balão roxo, escreva: Tempo do Advento. Quem estiver com o balão branco, escreva: Tempo do Natal. Quem estiver com o balão verde, escreva: Tempo Comum.”


Rodada 2:


“Quem estiver com o balão vermelho, escreva: Domingo de Pentecostes.

Quem estiver com o balão roxo, escreva: Tempo da Quaresma. Quem estiver com o balão branco, escreva: Quinta-feira Santa. Quem estiver com o balão verde, escreva: Esperança.”


Rodada 3:


“Quem estiver com o balão vermelho, escreva: Fogo do Espírito Santo. Quem estiver com o balão roxo, escreva: Arrependimento e penitência. Quem estiver com o balão branco, escreva: Ressurreição e pureza. Quem estiver com o balão verde, escreva: Fé em Jesus.”


Rodada 4:


“Quem estiver com o balão vermelho, escreva: Domingo de Ramos. Quem estiver com o balão roxo, escreva: Semana Santa. Quem estiver com o balão branco, escreva: Tempo Pascal. Quem estiver com o balão verde, escreva: Crescimento.”


Se achar melhor, pode prosseguir as rodadas preparando mais informações sobre as cores litúrgicas. Ao final, no entanto, é importante ressaltar que o Ano Litúrgico é cíclico. Dizendo isso, com o uso do barbante, pode-se ir amarrando um balão no outro até formar um varal. Com a fita adesiva, sugere-se fixá-lo em um lugar visível até que o conceito do calendário cristão esteja claro aos participantes.

 

Sobre o livro:



O Ano litúrgico - jogos, artes e dinâmicas para a catequese é um livro que reúne diferentes propostas de atividades para apresentar dinamicamente o tema do Ano Litúrgico, sendo este um conteúdo presente no programa e em muitos manuais de catequese. É um recurso que visa contribuir para explorar junto aos catequizandos alguns aspectos presentes nas celebrações. É, portanto, um subsídio complementar à prática catequética.

342 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page