• Redação

Entrevista: Lucimara Trevizan fala sobre a renovação da Coleção Deus Conosco

Propondo uma experiência de reconhecer que Deus está sempre conosco, a coleção passou por uma atualização

A Coleção Deus Conosco, que foi elaborada inicialmente pela pedagoga e catequista Lydia das Dores Defilippo (in memorian), acaba de passar por uma revisão e atualização. Através de um trabalho realizado pelos membros da Comissão de Catequese do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), Lucimara Trevizan, Fausta Maria Miranda e Pe. Almerindo Silveira Barbosa, a publicação traz encontros catequéticos, iluminados pela Palavra de Deus, que conduzem à oração, celebração e à possibilidade dos catequizandos experimentarem o mistério do amor de Deus.


Para saber mais sobre o trabalho e proposta da Coleção, o Blog da Catequese entrevistou uma das autoras, Lucimara Trevizan. Confira:


Blog da Catequese: A Coleção Deus Conosco encontra-se no mercado há muitos anos, já passou por uma revisão e agora esta novamente sendo revista e ampliada. Como surgiu essa necessidade de atualização do material?


Lucimara Trevizan: A Coleção Deus Conosco necessitava de uma atualização em relação ao conteúdo para cada etapa, mas também na linguagem. Ela sempre teve como foco o anúncio de Jesus Cristo, portanto uma catequese querigmática. Mas era necessário atualizá-la também em relação ao que a Igreja pede de uma catequese mistagógica. O tempo passou e temos uma geração NET, daí a necessidade de adequar o conteúdo, a linguagem e a metodologia. É uma Coleção que provoca uma catequese vivencial, o conteúdo da fé cristã é para ser vivido e não apenas aprendido teoricamente. A Editora Vozes fez a proposta a Comissão Regional de Catequese do Leste 2 (Minas e Espírito Santo), que aceitou o desafio e uma pequena equipe assumiu a revisão.


BC: Qual é a proposta da Coleção?


LT: A proposta é desencadear um processo catequético de inspiração catecumenal, ou seja, uma catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã. Por isso, você irá constatar algumas importantes características da Coleção:


- Uma catequese querigmática e mistagógica, proporcionando o encontro com Jesus Cristo.

- A Palavra de Deus é a grande fonte dos encontros catequéticos.

- O catequizando é sujeito do processo iniciático, não mero ouvinte. Os encontros promovem um caminho interativo, nos passos de Jesus.

- Inicia o catequizando na vivência celebrativa da fé.

- Leva a descoberta da comunidade cristã e o engajamento em ações concretas.


O que considero também importante ressaltar é que a Coleção chama-se “Deus Conosco”. Então, os encontros vão motivando uma relação de amor e confiança (fé) em Deus, a convicção de que Ele está conosco. Contagiando o catequizando com essa Boa Notícia, a Coleção provoca o desejo de ser testemunha do amor de Deus.


BC: Os livros foram divididos em seis volumes. Cada conteúdo foi pensado para uma faixa etária ou etapa de evangelização?


LT: A grande preocupação da equipe de atualização da Coleção Deus Conosco foi exatamente essa, ou seja, cuidar para que cada volume leve em conta as características do catequizando e sua vivência de fé em cada faixa etária. Isso foi determinante para o cuidado com a linguagem, a maneira de apresentar o conteúdo de fé e a metodologia utilizada.


Destaco aqui muito brevemente o que desejamos com cada volume publicado:


7 anos – Bem-devagarinho: o despertar para a presença de Deus na natureza, nas pessoas, a descoberta de si mesmo, da comunidade cristã e de Jesus, o amigo de todos.

8 anos – Um passo à frente: convida a crescer no amor, na amizade, na vivência em família e em comunidade, a viver a vida construindo a cada dia a alegria.


Sobre os dois volumes que serão lançados em breve:


9 anos – Meu nome é Jesus: Jesus se apresenta ao catequizando que descobre como ele nasceu, quem são seus discípulos, o que ele fala sobre o Reino de Deus, seu Pai. Também o que significa viver ser amigo de Jesus, assumir sua proposta na nossa vida.

10 anos – Venham cear comigo: neste livro é Jesus quem convida a cear com ele, que é o pão da vida. Mostra que caminhar com Jesus é escolher o amor, o perdão, a fraternidade. É viver em comunhão.


BC: Como o catequista pode explorar o material para que ele seja utilizado da melhor forma?


LT: O catequista tem um “roteiro” já pronto para preparar o Encontro Catequético. A escrita de cada encontro já é uma narrativa do diálogo do catequista com o grupo de catequizandos. O conteúdo a ser aprofundado já vem pronto, numa linguagem direta e objetiva. A grande fonte é a Palavra de Deus. Cada encontro já indica claramente o objetivo a ser alcançado para que o catequista não se desvie do que se quer com aquele tema do encontro. Também são indicados o material que será necessário ser providenciado e como preparar o local do encontro. O Livro do Catequizando possui indicações de atividades pedagógicas para o catequista realizar com o catequizando, no final do encontro. Algumas poderão ser feitas em pequenos grupos, outras em casa, outras individualmente. O ponto alto de cada encontro catequético é o “celebrar o nosso encontro”. O catequista conduz os catequizandos a este momento orante e celebrativo. As orações e celebrações também já estão sugeridas. Evidente que cada volume e também cada encontro precisa ser adaptado a realidade do grupo de catequizandos e da comunidade. Tivemos o cuidado de utilizar recursos atuais como vídeos, histórias, filmes, músicas e outros, numa metodologia participativa.

BC: O livro “Bem devagarinho” já foi lançada e continuação - “Um passo à frente” - em breve chegará ao mercado. Quais as novidades e diferenciais da publicação?


LT: O que se verifica de imediato é que houve um cuidado primoroso com a edição, com a capa e diagramação. O Livro do Catequizando é colorido, divertido, orante... Mas considero como grande diferencial o conteúdo dos dois volumes. Não descuidamos do anúncio de Jesus, do conteúdo da fé cristã, mas tudo é feito respeitando a idade do catequizando. É um processo de iniciação cristã que respeita o crescimento e amadurecimento do catequizando na fé.

0 visualização

Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes