top of page

Formação de catequistas da diocese de Bauru-SP

  • Redação
  • 16 de out.
  • 2 min de leitura

Leia o relato do catequista Eduardo Covolan, Coordenador Diocesano do Setor Bíblico-Catequético da Diocese de Bauru (SP):


Nos dias 23 e 24 de agosto, aconteceu, no Colégio São Francisco em Bauru uma formação com a  Doutora e Autora Debora Pupo, que veio enriquecer nosso conhecimento a respeito da Iniciação a Vida Cristã e trouxe com ela toda sua bagagem de Catequista de Catequistas sua marca mais emblemática e um carisma que lhe é próprio e dom de Deus.


Começamos o sábado com uma apresentação sobre Catequese sua definição e importância, como deve ser um processo de conversão e como solidificar uma postura permanente de serviço a Deus com o exemplo da Castanheira que é flexível nas ventanias mas extremamente estável por possuir uma raiz forte e poderosa.


ree

Em seguida apresentou os Desafios e perspectivas para a catequese paroquial e as contribuições da Coleção “Crescer em Comunhão” da editora Vozes. A Importância da I.V.C. e os desafios da evangelização e a “Inspiração Catecumenal sobre o que estamos falando?”


Cabe um destaque para “um Itinerário de Educação na Fé e da Fé”.


ree

Tivemos uma atividade em Grupo onde todos os participantes tiveram uma imersão no livro do Pequeno Príncipe e detectar as várias características que podem prejudicar a catequese com a identificação dos personagens.


Ao final do dia o Bispo de Bauru, Dom Rubens Sevilha presidiu a Santa Missa pela intenção e Ação de Graças dos Catequistas.


No domingo segundo dia de nossa formação começou com um fechamento da atividade em grupo sobre o perfil do catequista e ações catequéticas que transformam Vidas.


Uma abordagem sobre o texto dos Discípulos de Emaús com relação a experiencia do encontro com Jesus e depois retomar o caminho e partilhar com os outros o que vivenciou.


Ao abordar o Sacramento do Batismo que transforma o cristão batizado num Sujeito Eclesial toda a responsabilidade da comunidade cristã que é responsável pelo ministério da catequese.


ree

Quem é o Catequista? É um sujeito que recebe um chamado particular e é feito partícipe da missão de Jesus, é testemunha da Fé e guardião da memória de Deus. (Mestre e Mistagogo).


Finalizamos nossa formação com uma partilha muito linda do texto do capítulo 10 dos Atos dos Apóstolos aprendendo com Pedro e Cornélio. Destaque que ficou evidenciado nas palavras da Débora que a “Bíblia é a Fonte da Catequese, onde todas as outras fontes dela brotam.


Finalizo esta crônica destacando a entrega e amor que a Debora Pupo dedica ao Ministério do Catequista, sendo ela “a” Catequista dos Catequistas deixou sua marca em todos nós de uma maneira delicada, amorosa e fraterna. Vamos ficar com saudades de Você Flamenguista especial, que tem um coração do tamanho de Cristo.


Agradeço aqui na pessoa do Dyogo a toda equipe da Editora Vozes por nos proporcionar dias de tanto crescimento em sabedoria de Catequese e Vivência da Fé o trabalho de vocês é evangelizar pelas palavras impressas e nós agradecemos e oramos por todos para um sucesso duradouro e abençoado por Deus. Paz e bem.


Para organizar uma formação na sua paróquia, fale com nosso promotor:

Dyogo Cerqueira

(11) 99393-8651

 
 
 

Comentários


bottom of page