top of page
  • Redação

Leia a apresentação da obra Catequizar... Sempre!




Leia a apresentação do livro por Débora Pupo:

Estimados catequistas, Prezadas coordenações de catequese, Reverendos sacerdotes,


É com grande alegria que apresentamos a vocês este subsídio de estudo que se propõe a ser um caminho de formação em vista do Ministério de Catequista. Desde 2021, com a proclamação do Motu Proprio Antiquum Ministerium, do Papa Francisco, por meio do qual ele instituiu o Ministério de Catequista, nossas atenções têm se voltado para esse importante tema e os questionamentos são os mais variados possíveis, pois sabemos da necessidade de acompanhar as comunidades catequéticas em seu processo de estudo, conscientização e organização.


Só faz sentido pensar o Ministério de Catequista se ele for inserido na realidade de uma Igreja, toda ela, ministerial, que se entende missionária por natureza. Por isso, ao pensar o Ministério de Catequista como um serviço à comunidade, percebemos que o desafio será o de tornar a comunidade cada vez mais missionária, “mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes em atitude constante de saída” (EG, n. 27) e a saída é em vista da evangelização entendida como “tornar o Reino de Deus presente no mundo” (EG, n. 176). Pois apenas uma comunidade renovada é capaz de catequizar e formar novos cristãos.


A CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, em dezembro de 2021 publicou as orientações para organização dos itinerários formativos em vista da instituição do ministério. Na mesma publicação também foi sugerida uma espécie de temário com os conteúdos a serem desenvolvidos nas escolas paroquiais e diocesanas. Com o objetivo de auxiliar os formadores, as coordenações, bem como os catequistas em geral, a equipe de reflexão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 2 da CNBB, que compreende o estado do Paraná, se propôs a desenvolver tais conteúdos e oferecer aos catequistas este subsídio de estudos, no intuito de que possa contribuir para a formação dos catequistas em nossas comunidades.


Queremos agradecer a todos que colaboram na elaboração desse importante subsídio. Com carinho, o oferecemos a todos os envolvidos na formação dos catequistas para que possamos promover itinerários formativos de inspiração catecumenal que ajudem os envolvidos com a catequese a melhor viver sua missão.



Débora Regina Pupo Coordenadora da Animação Bíblico-Catequética da CNBB/ Regional Sul 2



Mais informações no site: www.livrariavozes.com.br

 

Sobre a obra:

Esta obra é uma proposta de formação que tem como objetivo oferecer conhecimentos bíblicos, litúrgicos e doutrinais para o catequista refletir a sua caminhada na catequese. Para que isso ocorra, em cada um dos capítulos, são propostos momentos de estudo, de reflexão pessoal ou em grupo, de partilha de experiências e de oração. Destaca-se, de modo muito especial, a Palavra de Deus como a força iluminadora de toda esta proposta de formação que aborda as dimensões da fé: professada, orante, litúrgica e vivencial.




57 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page