top of page
  • Redação

Não se perturbe o vosso coração! Jo 14,1-12

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa 5 º Domingo de Páscoa | Jo 14,1-12



Neste quinto domingo da páscoa, caminhamos com Jesus, que nos instrui e nos mostra o caminho que devemos seguir, para encontrar a felicidade. Ele acalentou o coração dos discípulos preocupados, como hoje faz com cada um de nós.


Para compreendermos o texto deste domingo, é preciso saber o que lhe antecede, no contexto da última ceia. Jesus lava os pés dos discípulos, anuncia a traição de Judas e, consequentemente sua saída do grupo e o anúncio da negação de Pedro. Com isso podemos compreender melhor as palavras de Jesus, logo no início do texto do Evangelho.


Jesus começa dizendo aos discípulos, para não perturbar o coração e ter fé em Deus – “não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”. Percebemos que as palavras de Jesus falam da inquietação e preocupação que havia entre os discípulos, diante daquela realidade da partida do Senhor. A advertência é para que, apesar das dificuldades, a comunidade possa permanecer unidade. Jesus vai, mas vai preparar um lugar para os discípulos e, quando voltar, levará todos, para estar juntos com o Ele.


Jesus deixa claro aos discípulos que, para onde Ele vai, eles já conhecem o caminho. Diante de sua afirmação Tomé questiona dizendo que os discípulos não sabem para onde Jesus vai. Como podem conhecer o caminho? Jesus, mais uma vez os instrui e, agora é claro ao dizer “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.


O diálogo de Jesus continua, com Felipe que o indaga dizendo, “Senhor, mostra-nos o Pai. Isso nos basta!” O Senhor chama sua atenção, pois há tanto tempo está com eles e não O conhece. Quem O vê, ver o Pai. Quem conhece Jesus, verdadeiramente, conhece o Pai. Ele é a materialização da imagem do Pai.


Caro leitor, a nossa vida caminha sempre buscando a verdade e procurando a felicidade. Temos sede de paz e de alegria em nosso coração. Estar com Jesus e caminhar com Ele, tudo isso nos é proporcionado. Jesus promete nos levar a um lugar perto Dele e, estando com Ele, estaremos com o Pai.


Muitas vezes nós nos desorientamos e, como Felipe, perguntamos: “Senhor, que caminho é esse? Mostra-nos o caminho”, ou pior ainda dizemos como Tomé, “nós não sabemos para onde o Senhor vai. Não conhecemos o Caminho”. Como não conhecemos o caminho? Ele é o Caminho.


Por isso somos indagados se de fato conhecemos Jesus. Como podemos dizer que temos intimidade com Ele se não sabemos que Ele é o Caminho que nos leva ao Pai, a Verdade que nos rege e a Vida que dar sentido à nossa vida?


Aproveitemos o período pascal e nos alegremos com as promessas de Jesus. Confiemos e creiamos que Ele é o caminho que nos guia neste mundo, para realizarmos obras, aqui na terra, maiores que as dele, conforme o que Ele nos prometeu.

 

Sobre o autor:

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page