O Ano Litúrgico é o calendário dos cristãos. Por meio dele a Igreja anualmente revive os acontecimentos da História da Salvação, de modo a celebrarmos os momentos mais importantes da vida de Jesus Cristo. Cada acontecimento que o compõe é uma oportunidade de renovar o sentido da nossa própria vida através da celebração da liturgia, em rituais, símbolos e gestos.
As datas propostas pelo Ano Litúrgico não coincidem com o ano civil. Enquanto este se inicia no dia 1° de janeiro e termina no dia 31 de dezembro, o Ano Litúrgico tem início no Advento (quatro semanas antes do Natal) e termina no sábado da última semana do Tempo Comum.
A liturgia dominical cumpre sempre um ciclo de três anos, contemplando Ano A, Ano B e Ano C. Em cada Ano Litúrgico há um evangelista que lhe confere um acento próprio:
ANO A
Predomina a leitura do Evangelho de São Mateus, em que se destaca a pessoa de Jesus como Filho que cumpre a vontade de Deus e o anuncia como Pai
ANO B
Predomina a leitura do Evangelho de São Marcos, em que se conhece Jesus como o Messias que veio para servir.
ANO C
Predomina a leitura do Evangelho de São Lucas, no qual se destacam a graça e a misericórdia de Deus para toda a humanidade.
Fique ligado!
👉 A partir da próxima semana, falaremos sobre cada tempo do Ano Litúrgico. Acompanhe as nossas publicações nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo!
No Instagram: @blogdacatequese No Facebook: /blogdacatequesevozes
Autoria do texto: Francine Porfirio Ortiz e Viviane Mayer Daldegan
コメント