top of page
  • Redação

O Ano Litúrgico e os seus ciclos: você conhece todos eles?



O Ano Litúrgico é o calendário dos cristãos. Por meio dele a Igreja anualmente revive os acontecimentos da História da Salvação, de modo a celebrarmos os momentos mais importantes da vida de Jesus Cristo. Cada acontecimento que o compõe é uma oportunidade de renovar o sentido da nossa própria vida através da celebração da liturgia, em rituais, símbolos e gestos.


As datas propostas pelo Ano Litúrgico não coincidem com o ano civil. Enquanto este se inicia no dia 1° de janeiro e termina no dia 31 de dezembro, o Ano Litúrgico tem início no Advento (quatro semanas antes do Natal) e termina no sábado da última semana do Tempo Comum.


A liturgia dominical cumpre sempre um ciclo de três anos, contemplando Ano A, Ano B e Ano C. Em cada Ano Litúrgico há um evangelista que lhe confere um acento próprio:


ANO A


Predomina a leitura do Evangelho de São Mateus, em que se destaca a pessoa de Jesus como Filho que cumpre a vontade de Deus e o anuncia como Pai


ANO B


Predomina a leitura do Evangelho de São Marcos, em que se conhece Jesus como o Messias que veio para servir.


ANO C


Predomina a leitura do Evangelho de São Lucas, no qual se destacam a graça e a misericórdia de Deus para toda a humanidade.


Fique ligado!


👉 A partir da próxima semana, falaremos sobre cada tempo do Ano Litúrgico. Acompanhe as nossas publicações nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo!


No Instagram: @blogdacatequese No Facebook: /blogdacatequesevozes

 

Autoria do texto: Francine Porfirio Ortiz e Viviane Mayer Daldegan

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page