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  • Redação

O que é a fé?



Objetivo: Compreender o que é a fé, com suas diversas características e implicações.


Ambientação e materiais:

  • Colocar em destaque, no local do encontro, uma faixa ou um cartaz com a pergunta: O QUE É A FÉ?

  • Ao centro do local do encontro deixar bem visíveis (por exemplo, sobre uma mesa) uma Bíblia, um crucifixo, uma vela e um pequeno vaso com flores. No chão, desenhar uma grande cruz (ou recortar em papel); o tamanho da cruz deve ser suficiente para que os papéis que serão colocados no contorno, lado a lado, deixem a definição de fé visível.

  • Disponibilizar aos participantes um pequeno papel branco no qual estará escrita uma das palavras da definição de fé que encontramos em Hb 11,1: “A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se veem. Por ela os antigos receberam um bom testemunho de Deus”. (Dependendo do número de participantes, só alguns irão receber o papel, mas todos devem ser motivados para a dinâmica.)

  • Entregar, também, a cada participante dois outros pequenos papéis coloridos, de cores diferentes. Esses papéis podem ser post it de cores diferentes, por exemplo azul e verde.


Para reflexão:

  • Acolher com alegria os participantes e convidar para que, juntos, repitam algumas vezes um refrão que remeta à fé; sugestão: Confiemo-nos ao Senhor disponível em: Acesso em: 09 de jul. de 2022.

  • Após traçarem sobre si o sinal da cruz, fazem todos juntos a Oração ao Espírito Santo: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações...

  • Para um breve momento de reflexão, inspirado no que nos diz Neto (2016, p. 2) sobre as imagens de guia e barqueiro aplicadas ao evangelizador, o animador propõe a seguinte afirmação: Cada catequista é como um barqueiro, fazendo passar os outros, passa ele também a outras margens. Depois de alguns instantes de silêncio (ou ao som de uma música instrumental que favoreça a reflexão), os participantes são chamados a partilharem os sentimentos e ideias que brotaram na reflexão.


Desenvolvimento da dinâmica:

  • A dinâmica será desenvolvida em dois momentos: antes e depois do estudo do texto.

  • Nesse primeiro momento, os participantes devem colocar os papéis que receberam com as palavras da Carta aos Hebreus no contorno da cruz, “escrevendo” a definição de fé conforme nela apresentada. Quando a definição estiver completa, o animador faz um breve comentário.

  • Os participantes são convidados a escrever em um dos papéis coloridos que receberam, por exemplo, no papel verde, uma palavra ou expressão que consideram relacionada à fé (todos escrevem no papel de mesma cor). Em seguida, esses papéis são colocados no interior da cruz. Ao final, todos são convidados a olhar para as palavras que foram escritas.

  • O animador pode destacar as palavras que mais se repetiram, alguma palavra que só apareça uma única vez ou palavras que pareçam ser contraditórias.


Estudo em grupo: Os participantes devem formar cinco grupos (ou duplas, se forem poucos participantes). O animador orienta como será o estudo: cada grupo deverá ler parte do primeiro capítulo deste livro, conversar e preparar uma pequena síntese, 53 destacando os elementos principais. As sínteses serão partilhadas com todos os participantes. É importante definir um tempo para leitura e reflexão. Sugestão para formação dos grupos:


Grupo 1: O que é a fé? / Fé, uma palavra comum.


Grupo 2: Para compreender o que é a fé. / Fé é dom de Deus. / Fé é resposta.


Grupo 3: Fé é experiência.


Grupo 4: A fé é ato humano. / Fé e questionamento. / Fé e conversão. / Fé e razão.


Grupo 5: Fé e transformação do mundo. / Fé e comunidade. / Passos no caminho da fé.


Depois desse estudo, o animador convida para a partilha da síntese realizada por cada grupo, explicando ou complementando sempre que necessário.


Conclusão da dinâmica: Ao final da partilha, os participantes devem escrever no segundo papel colorido recebido, por exemplo azul, a palavra que mais os marcou no estudo, e colocá-lo também no interior da cruz. O animador convida para que todos se aproximem e olhem todas as palavras que estão sobre a cruz e faz um breve comentário, destacando, por exemplo, que pouco adianta compreender bem as características da fé sem fazer uma entrega pessoal, livre, confiante e radical da nossa vida ao Pai. Por isso, precisamos cuidar da nossa fé, para que ela cresça e seja transformada – e esse será o tema do próximo estudo.


Momento orante:


  • O animador convida todos para fazerem juntos a oração: Senhor Jesus, eu creio em ti, mas ajuda-me para que minha fé penetre em meus pensamentos e em minhas decisões. Que seja ela a definir como irei olhar para o mundo e os irmãos. Que não seja apenas uma fé de palavras, mas que eu saiba transformá-la em gestos concretos de partilha e de esperança para fazer deste mundo o terreno que guarda o tesouro do teu Amor infinito por nós. Assim seja.

  • Para concluir o encontro, sugere-se este canto (ou outro à escolha do animador): “Quem nos separará”, disponível em: Acesso em 09 de jul. de 2022.

 

Sobre o livro:


A obra Falar de fé na catequese, dividida em quatro capítulos, apresenta diversos aspectos importantes sobre a fé e como levá-la ao cotidiano de cada pessoa. O conteúdo não só facilita a compreensão do leitor, mas auxilia quem depois irá desenvolver seu conteúdo, como catequista ou como agente formador nas pastorais. Os capítulos servem como subsídio para o estudo e a reflexão sobre a fé, e os conteúdos podem ser desenvolvidos individualmente ou em grupos. O último capítulo reúne roteiros de estudo sobre o conteúdo desenvolvido, com sugestões e indicações para a formação nas diferentes pastorais.

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