top of page
  • Redação

O Senhor nos chama e espera de nós uma resposta generosa

Agosto, mês vocacional



Quando pensamos em vocação, ou simplesmente mencionamos essa nomenclatura, vem à nossa mente algo relacionado ao sacerdócio, vida religiosa consagrada ou coisas afins. Esquecemos que para tudo que fazemos ou pensamos realizar em nossa vida, e para que de certo nosso intento profissional, é necessário ter vocação para tal.

Para ser um bom pai e uma boa mãe, é preciso ser vocacionado (chamado) a essa missão. Não basta querer, é necessário se preparar para exercer esse trabalho. Ter um filho, requer disponibilidade de saber renunciar a noites de sono, vida livre e pensada somente para o casal. Alguém irá ocupar grande parte do tempo, e esse ser tão indefeso nos primeiros anos de vida, precisa ser amado e cuidado. Assim também para todas as outras vocações mais especificas dentro da igreja. Querer ser e somente isso constitui um pequeno passo, é pedido que a pessoa faça um discernimento para clarificar sua resposta diária ao chamado.


Vocação é chamado. Vocação é abertura ao mover do Espirito de Deus, e todos somos vocacionados. A primeira de todas as vocações é a vida, e depois dela às diversas profissões e trabalho que exerceremos na sociedade. Esse mês que iniciamos, tradicionalmente dedicamos a pensar e refletir sobre a vocação. Essa palavra na sua raiz latina: vocare (chamar), requer de nós uma atenção constante, uma adesão renovada, um desejo ardente de se realizar com alma, corpo e espirito diante dos desafios que tal vocação se nos apresenta.


O Senhor nos chama!

Cabe a cada um de nós responder "sim", com coração aberto e generoso.

 

Frei Jonas Ribeiro da Silva, 41 anos de idade, natural de Cruzeiro SP, formou-se em filosofia no ano de 2002 pela Universidade Salesiana de Lorena SP. Pertence a Ordem dos Frades Menores na Provincia Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Trabalha em Pato Branco PR, desde o dia 05 de Janeiro de 2022 na frente da comunicação e evangelização.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page