Alguns meses do ano são marcados por temas importantes da vida da Igreja. Maio, por exemplo, é dedicado à Maria e setembro à Bíblia. Outubro, por sua vez, é um mês dedicado às Missões na Igreja.
Entre as celebrações que marcam o mês missionário, a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus (01 de outubro), proclamada pelo Papa Pio XI juntamente com São Francisco Xavier, padroeira das missões, é a festa litúrgica que abre este tempo especial para a Igreja.
É claro que a Igreja é missionária todo tempo, mas este mês específico é importante para nos recordar o mandato de Jesus que envia os seus seguidores por todo o mundo, a fim de que eles, por meio do anúncio do Evangelho, façam com que todos os povos conheçam o amor de seu Pai.
É por isso que todos os anos as Pontifícias Obras Missionárias (POM’s) - um grupo de organismos da Igreja que trabalha para animar, formar e cooperar com as Missões - prepara uma Campanha. Eles propõem um tema a ser refletido no mês de outubro, bem como orações próprias para este tempo, além de organizarem uma coleta especial para financiar as obras missionárias e seus agentes.
No ano de 2020, marcado pela realidade de uma pandemia, o tema escolhido para a Campanha Missionária foi “A vida é missão!”.
Este tema sugestivo, indica duas realidades fundamentais, imprescindíveis para a missionariedade da Igreja:
1. o primeiro indica totalidade: a vida cristã, como um todo, é missão;
2. o segundo indica destinação: que a vida é missão, no sentido de que a missão dos que creem é promover a vida.
Estes dois aspectos do tema podem ser compreendidos desde a pessoa de Jesus. O primeiro, que abarca a totalidade da vida, se entende com a própria vinda do Filho de Deus ao mundo: não é um gesto específico de Jesus (curar um cego, fazer o mudo falar) que, isoladamente, revela o amor de Deus pela humanidade, mas é a totalidade de sua pessoa e de sua vida entre os seres humanos que o faz. Assim, a Campanha Missionária quer nos recordar que, mesmo se não fizemos uma escolha radical de deixarmos nossa pátria em favor do anúncio do Reino, mesmo que a pandemia nos impeça de fazer isso, a missão da Igreja se encontra aqui onde estamos, pois em todo momento se pode viver o Evangelho e anunciá-lo com a vida. Desta forma, a vida do cristão, onde quer que as situações o coloquem, passa a ser entendida como missão.
O segundo aspecto deste mesmo tema aponta para o fato de que a promoção da vida é a destinação de toda obra missionária, recordando a palavra do próprio Senhor que disse: eu vim para que todos tenham vida (Jo 10, 10). Assim, em um tempo onde a vida, de maneira global está ameaçada, tanto pela Covid19 quanto pelo desinteresse pela preservação do planeta, a Campanha Missionária convoca os cristãos a entender que a sensibilidade frente ao outro (seja ele o irmão, seja ele o planeta) é o campo missionário ao qual todos são chamados.
Para nos ajudar a viver o Mês Missionário, segue a oração proposta pelas POM’s para este tempo:
Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.
Comments