• Redação

Presbítero, Vocação e Missão

Presbítero, Vocação e Missão é um livro de Dom Orlando Brandes, atual arcebispo de Aparecida, sobre o chamado de Deus aos padres. Na obra, ele afirma que o presbítero é de grande importância para a sociedade, chegando a ser um benfeitor, que serve o povo e promove a dignidade humana. Dom Orlando fala, ainda, da necessidade de se criar uma cultura e uma empatia vocacional, lutando contra, o que ele chama de "bullying vocacional", pois promover e defender as vocações são prioridade de toda a Igreja.


O autor afirma que o supremo modelo de animador vocacional é Jesus Cristo e que vocação tem a ver com atração. Por isso a necessidade de um testemunho sincero e autentico. Nesse sentido, na promoção vocacional o foco deve estar na pessoa de Jesus e em sua vida.


Então, num primeiro momento, Dom Orlando fala sobre a vocação de uma maneira geral, lembrando que toda vocação é uma iniciativa divina, por meio da qual, Deus faz um convite às pessoas, sempre em vista da missão.


Acerca da formação dos presbitérios, o autor fala da importância de cultivar homens de bom coração, que não caiam na tentação de ceder ao comodismo e à moda, mas que sejam homens entregues ao processo formativo; para que conduzidos, cheguem a ser pessoas maduras, cristãos autênticos, filhos de Deus e discípulos missionários. Neste processo, a oração é a chave mestra, pois os fazem subir até Deus e descer até os irmãos necessitados.


Com leveza o tema da doação presbiteral é apresentado. Deste modo, o autor lembra os leitores que o padre é servidor de todo o povo e que não existe para si; por isso a necessidade do presbítero em cultivar algumas qualidades humanas, como bondade de coração, sinceridade, coragem, constância, justiça e gentileza; lutando contra todo ativismo, que é um círculo vicioso, que impede a oração, o silêncio, o estudo e a conversão.


Com uma linguagem didática, neste livro, se faz referência ao Concilio Vaticano II, aos papas, aos Documentos da CNBB e ao pensamento de alguns santos acerca da vida do presbítero, chamando a atenção para o que realmente é importante na vida dos que seguem essa vocação.


Por fim, Dom Orlando garante que a oração é uma necessidade na vida do padre, pois sustenta a amizade e a aliança com Deus. Assim, a mística deve ocupar um lugar importante na vida destes homens, para que vivam segundo o Espírito e o Coração de Deu, em constante conversão, na certeza de serem amados por Deus e dispostos ao serviço à doação.

Leonardo Henrique Agostinho, MSC


Religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, formado em Filosofia e estudante de Teologia, na PUC-SP.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo