• Redação

Primeiro Domingo da Quaresma: Convertei-vos e crede no Evangelho! | Mc 1,12-15

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa

Todos os anos, no primeiro domingo da quaresma, o Evangelho fala das tentações de Jesus. Este ano o trecho proclamado é de São Marcos, que nos conduz ao deserto com Jesus, para fazer a experiência do encontro com Deus.


O texto bíblico começa com uma frase profundamente teológica, dizendo que o “Espirito impeliu Jesus no deserto”, para dizer que, depois do Batismo, Jesus recebeu a força do Espirito de Deus, começando, então, a luta contra o mal e que duraria por toda sua vida terrena.


Para dizer que Jesus foi tentado durante toda sua vida terrestre, São Marcos diz que Ele passou 40 dias no deserto. Durante toda sua existência Jesus teve que lutar contra as propostas que desejavam desviá-lo do projeto do Pai.


Com a informação de que Jesus passou 40 dias no deserto, o Evangelho nos ensina que nós nunca estaremos sozinhos em nossa caminhada. Em nossas lutas do dia a dia, Jesus estará conosco e seu Espírito nos dará forças para superar qualquer situação que nos projetam para longe do caminho que Deus nos propõe.


Também nos ensina o Evangelho que em nossa caminhada, sempre seremos tentados pelas forças que querem nos desviar do projeto de Deus para nossa vida, mas, se deixarmos nos conduzir pelo Espírito, permaneceremos no caminho, mesmo diante das situações adversas da vida.


Termina o Evangelho com o alerta que Jesus faz dizendo que “completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho”. Convite para que possamos mudar de vida, pois o mundo novo, que Ele veio instaurar, já é uma realidade em nosso meio. Por isso devemos mudar de vida, buscar a penitência e acreditar em seus ensinamentos.


Ao dizer que o Reino de Deus está próximo, Jesus não se refere a um futuro próximo, uma realidade que estar por vir. O estar próximo significa dizer que já é uma realidade em nossas vidas, pois o tempo novo chegou e já podemos vivenciar em nossa caminhada.


Ao vivermos o tempo da quaresma, a liturgia continua dirigindo-nos e convidando-nos a que também nós precisamos compreender que o Reino de Deus está no meio de nós. Cabe a cada um de nós observar nossa caminhada e nos questionar se estamos vivendo-o ou se desviamos do projeto de Deus.


Peçamos a Jesus que força do seu Espirito continue atuando em nós, assim como atuou nele, para não deixarmos o inimigo desviar na vida do projeto de Deus. Que possamos, com nosso testemunho de vida, continuar espalhando a semente do Reino de Deus no coração do mundo e das pessoas. Com a força do Espirito de Deus, derrotaremos o mal do nosso caminho, e continuaremos nas pegadas de Deus e de suas propostas para nossa felicidade.

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes