• Redação

Reflexão do Evangelho: 18º Domingo do TC | Jo 6,24-35

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa


No texto proclamado vimos a multidão se dar conta de que, nem Jesus, nem os discípulos já estão mais ali. Vai a procura do mestre em Cafarnaum. Quer continuar escutando suas palavras. Por isso não lhe perde de vista.


Chegando em Cafarnaum se encontra, novamente com Jesus e lhe pergunta, dizendo “quando chegaste aqui?” Jesus responde dizendo “estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.”


O diálogo da multidão com Jesus continua. O povo quer saber o que se deve fazer para realizar as obras de Deus. Jesus diz que basta acreditar nele, o enviado de Deus. Mesmo assim o povo ainda continua descrente e não confia no que o Mestre fala. Quer saber que obras Ele realiza para ver e acreditar.


Às vezes somos como a multidão. Corremos atrás de Jesus, mas não acreditamos o suficiente de que Ele é nosso amigo, nosso companheiro e nosso alimento. Ele é o pão que nos sustenta e sacia. Quem dele comer não voltará a ter fome e quem nele crê nunca terá sede.


Jesus, ao partir deste mundo para a glória do Pai, encontrou um jeito de permanecer conosco, todos os dias, sendo nosso alimento e nosso sustento. A Eucaristia é o alimento que devemos buscar sempre. Nela encontramos o Senhor. Ela é o alimento que nos sustenta em nossa caminhada espiritual e fortalece nossa alma e nossa existência humana.


Que nós não sejamos a multidão que sai procurando sinais de prosperidade, de poder, de sucesso e fama. Jesus é que deve ser nossa meta. Ele é o pão que desceu do céu e quem dele comer viverá eternamente. Só Jesus pode saciar nossa fome e nossa sede.

Por isso, não se canse de pedir a Jesus: “Senhor, dá-nos desse pão”. Muitas vezes buscamos tantas coisas periféricas e transitórias para a nossa vida e esquecemos que só Jesus nos basta. Procure sempre se esforçar para ter o alimento que permanece até a vida eterna e que só o Filho do homem vos poderá oferecer.

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo