• Redação

Reflexão do Evangelho: Muitos são chamados, poucos são escolhidos | Mt 22,1-14

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa


Para a festa o rei preparou tudo, os bois e os animais cevados já haviam sidos abatidos, o convite foi feito – Vinde para a festa! Porém, diante do convite, muitos recusaram, pois tinham outras prioridades.


Na parábola contada o rei é o Deus. O casamento do Filho é a Aliança nova que Deus quer selar com toda a humanidade. Os empregados são os enviados de Deus ao mundo, para falar do seu Reino. Para esse banquete todos foram convidados, mas os convidados não deram atenção e não aceitaram o convite.


Diante da negação dos que foram convidados o rei toma uma decisão e pede os empregados para convidar a todos que encontrarem pelos caminhos. Assim foi feito e a sala ficou cheia de gente.


Assim, a parábola descreve que todos nós somos chamados a participar da festa do banquete do Reino de Deus, mas há aqueles que, diante do convite simplesmente recusa, porque não dão conta da grandeza da festa. Este banquete inicia na terra, nessa vida.


O Reino não é algo que vamos desfrutar somente depois de nossa morte. Começamos a vive-lo já aqui, quando aceitamos viver a vida de Jesus e quando direcionamos nosso caminho a partir da mensagem dele.


Portanto, a mensagem do evangelho, através da parábola, nos ensina que Deus faz o convite – vinde para a festa – para todos, sem distinção. Porém temos o livre arbítrio de escolher ou não escolher. A decisão é nossa e e ninguém poderá decidir por nós.


Também nos ensina o evangelho que Jesus já preparou toda a festa e, participar dela depende de cada um de nós, aceitar ou não aceitar o convite. Se aceitarmos devemos estar preparados, com roupa festiva. Essa vestimenta é a santidade, que pela graça batismal todos somos chamados a viver. Por isso que muitos são convidados, mas poucos são os que estão preparados, porque nem sempre todos estão usando a roupa própria para participar desse banquete.

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

13 visualizações

Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes