• Redação

Reflexão do Evangelho: Terceiro Domingo da Páscoa | Lc 24,35-48

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa

Os dois discípulos tinham acabado de chegado em Jerusalém e estavam contando, para os outros, o que tinha acontecido no caminho de Emaús e como reconheceram Jesus no partir o pão.


Quando os discípulos ainda estavam falando Jesus chega e põe-se no meio deles, oferecendo-lhes, mais uma vez, o dom da paz. Eles ficaram assustados, achando que estavam vendo um fantasma. Jesus dar uma palavra de conforto, dizendo: “por que tendes dúvidas no coração. Tocai em mim e vede!”. Mais uma vez Jesus mostra as marcas de suas chagas, para que os discípulos possam acreditar. Depois pede alguma coisa para comer e eles dão-lhe um pedaço de peixe assado.


Querido leitor, do Evangelho proclamado aprendemos uma primeira lição: Acreditar no Senhor ressuscitado não é algo que se consegue facilmente. Isso porque a ressurreição não se demonstra cientificamente. Ela não pertence as realidades desse mundo. A fé é conquistada depois de um caminho longo, que se faz. Por isso os discípulos ficam alegres, espantados e assustados. Eles fazem a experiência do encontro com o sobrenatural.


Uma segunda lição do Evangelho deste domingo: Assim como os apóstolos, nós também, diante das dúvidas e incertezas da vida, podemos ver o ressuscitado no meio de nós. Sempre que nos reunimos em comunidade, para celebrar a fé e escutar Sua Palavra, o ressuscitado está no meio de nós. Se abrirmos à graça de Deus, aos poucos, nossos olhos vão se abrindo e vemos o Senhor presente no meio de nós.


Neste tempo bonito da vida nova, pela Páscoa de Nosso Senhor, peçamos a Ele que ilumine a nossa inteligência, para compreendermos sua Palavra. Que Ele abra o nosso coração para acolhê-la e vivê-la. Pelo nosso encontro com o Ressuscitado, possamos ser testemunhas autênticas e verdadeiras da vida em Deus.


Peçamos a Jesus ressuscitado a graça de sermos testemunhas D’ele. Que sua face resplandecente brilhe sobre nós. E, através do seu nome, todos sejam convertidos e tenham seus pecados perdoados. Nós que cremos somos testemunhas de tudo isso. A Ele louvor e glória eternamente.

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo