top of page
  • Redação

Vamos falar sobre Eucaristia? Conheça um livro para acompanhar os seus estudos!





Mistagogia da Eucaristia


Gilberto Ostdiek, OFM


Este livro é um subsídio pastoral para todos aqueles que são responsáveis pela formação dos fiéis e seus ministros de liturgia. Dentre esses principais que assumem responsabilidades estão os coordenadores de liturgia, aqueles que preparam os ministros de liturgia, coordenadores e catequistas do Rica e de modo especial coordenadores de educação religiosa e de formação de fé de adultos. O livro pode ser de utilidade também na pastoral estudantil e na preparação de retiros. Conquanto este livro tenha sido escrito a partir do contexto e da perspectiva católica romana, outros podem ser também convidados a fazer uso livremente dele e adaptar o que quer que lhe pareça útil a seu próprio contexto. A intenção derradeira de Mistagogia da Eucaristia é que possa auxiliar todos que participam da celebração da Eucaristia a fixar e refletir sobre seu mais profundo significado para a vida diária.



Leia a introdução do livro:


Por que eles estão modificando a missa? As mudanças que se fizeram na missa será que vão modificar também o sentido da própria missa? Essas questões podiam ser ouvidas na época em que se implementou o Missal Romano revisado nas comunidades da Igreja Católica, no começo do advento de 2011. Sem dúvida, havia então programas de preparação bem direcionados. Muito desse material elaborado para a preparação concentrava-se em mostrar, porém, quais eram as modificações a serem feitas nas novas traduções, expondo as razões dessas modificações , ou então questionando a fundamentação teológica dos textos revisados . Outros materiais apresentavam o plano de fundo histórico e teológico de cada parte da missa revisada. As questões apresentadas por essas pessoas expressavam sua sede de ir além de meras instruções ou além da teologia acadêmica. As pessoas ainda sentem uma necessidade persistente de saber o que significa a Eucaristia para sua vida diária, para estabelecer uma conexão entre liturgia e vida. Este livro procura responder a esta necessidade.


Para melhor explicitar o que significa a Eucaristia para a vida do dia a dia, Mistagogia da Eucaristia: Um subsídio para a formação da fé aborda a questão a partir de uma perspectiva que difere de muitas outras fontes disponíveis atualmente. Ele apresenta uma mistagogia da Eucaristia que é um portal de travessia reflexivo. Coloca duas perguntas simples sobre a Eucaristia: O que devemos fazer? E o que significa isso? Para isso, o livro toma as ações rituais da Eucaristia como seu ponto de partida. Depois ele lança mão dos símbolos litúrgicos, dos textos de preces e comentário reflexivo para analisar qual o significado que essas ações rituais podem ter para a vida cristã.


Este livro se apresenta inicialmente como um subsídio pastoral para todos aqueles que são responsáveis pela formação dos fiéis e seus ministros de liturgia. Dentre esses principais que assumem responsabilidades estão os coordenadores de liturgia, aqueles que preparam os ministros de liturgia, coordenadores e catequistas do Rica (Rito da Iniciação Cristã de Adultos), e de modo especial coordenadores de educação religiosa e de formação de fé de adultos. O livro pode ser de utilidade também na pastoral estudantil e na preparação de retiros. Conquanto este livro tenha sido escrito a partir do contexto e da perspectiva católica romana, outros podem ser também convidados a fazer uso livremente dele e adaptar o que quer que lhe pareça útil a seu próprio contexto. A intenção derradeira de Mistagogia da Eucaristia é que possa auxiliar todos que participam da celebração da Eucaristia a fixar e refletir sobre seu mais profundo significado para a vida diária.


O esboço do livro é muito simples. O primeiro capítulo quer esboçar alguns lembretes sobre liturgia e mistagogia. O capítulo 2 busca apresentar um modelo bíblico de mistagogia e descrever alguns procedimentos práticos e recursos que podem ser usados para tanto. Os capítulos subsequentes, na parte II, refletem sobre segmentos individuais do rito da Eucaristia: Acolhida, proclamação e escuta da Palavra, apresentação dos dons do pão e do vinho, apresentação das oferendas e de si mesmo, partir e repartir o pão, ser enviado e dizer amém.

57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page