top of page
  • Redação

5 livros para conhecer melhor a Bíblia

Setembro é o mês da Bíblia! Para celebrar a data, listamos cinco títulos que podem te ajudar a conhecer melhor esse livro tão importante para os cristãos. Confira:


Autores: Carlos Frederico Schelaepfer, Francisco Rodrigues Orofino e Isidoro Mazzarolo


Esta obra é útil àqueles que querem elementos para um melhor entendimento da historiografia e da literatura bíblica e pode ser utilizada tanto nas disciplinas introdutórias dos cursos de Teologia, mas também pelas comunidades eclesiais e lideranças cristãs. Os autores perpassam temas como a geografia e a história de Israel. Também entendem a constituição da monarquia e o exílio da Babilônia, que se constituem como elementos-chave do processo de elaboração das Escrituras. O contato com a cultura helênica influenciou tanto a redação dos evangelhos como das cartas paulinas, além de parte do Antigo Testamento como os textos sapienciais e apocalípticos. A experiência eclesial dos autores resultou em uma obra didática e acessível, que auxilia no entendimento dos elementos que formam o contexto histórico onde os textos bíblicos foram escritos e aumentam a possibilidade de um diálogo profícuo com as comunidades eclesiais atuais.



Autor: Evaristo Eduardo de Miranda


Este livro resulta de uma pesquisa sistemática sobre a Bíblia, em suas diversas versões em português, e em seus originais hebraicos e gregos, e seu contexto histórico, literário e geográfico. A riqueza de seus resultados e descobertas ilumina ainda mais a compreensão da Bíblia nos dias de hoje. Este guia apresenta novos conhecimentos sobre a criação, o contexto e a transmissão de cada livro bíblico. Ao sistematizar esses resultados, o livro formula e responde mais de 1.000 perguntas sobre autores, atores, eventos e curiosidades, além de apresentar a origem e o significado dos nomes dos personagens e lugares bíblicos.



Autores: Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman


Nesta obra, os renomados pesquisadores Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman baseiam-se em recente pesquisa arqueológica para apresentar um retrato completamente revisado do antigo Israel e seus vizinhos. Desafiando as leituras fundamentalistas dos escritos bíblicos e organizando as evidências arqueológicas mais recentes para dar suporte à sua nova visão, A Bíblia desenterrada proporciona uma perspectiva fascinante e controversa sobre quando e por que a Bíblia foi escrita, e por que ela ainda tem tanta força espiritual e emocional hoje.



Autor: David Winter


Em pequenos textos, a Bíblia de forma rápida, simples e concentrada. O livro apresenta uma versão condensada da Bíblia para leitura de forma rápida e simples. A coletânea faz uma seleção de passagens mais marcantes e que permitem conhecer a essência de toda a mensagem bíblica - do Gênesis ao Apocalipse - com um breve comentário introdutório para cada livro.


Autor: Frei Fernando Ventura


A Bíblia Sagrada, mais que um livro, mais do que um "código", ou um conjunto de normas, é uma "vida". Uma vida feita de tudo isso de que a vida é feita: sonhos e ilusões, alegrias e esperanças, lágrimas e sorrisos, encontros e desencontros, luzes e sombras, mais todo o resto que a nossa imaginação e experiência pessoal forem capazes de encontrar. Nesta obra, o autor apresenta um roteiro que poderá auxiliar o leitor na busca pela leitura e interpretação da Palavra de Deus.


188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page