top of page
  • Redação

Agosto: mês das vocações

Durante todo mês de agosto, a Igreja Católica celebra as vocações no Brasil. É assim todos os anos, quando a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada à uma vocação específica. Esse ano não será diferente. Você já falou sobre as vocações com o seu catequizando?

A primeira e mais importante vocação é à vida cristã, já que todos os os cristãos são vocacionados à santidade. Depois de nos conscientizarmos dessa responsabilidade, podemos e devemos buscar o chamado pessoal: sacerdotal, matrimonial, religioso ou leigo.


1º Domingo de Agosto: Vocação Sacerdotal


O sacerdote é o representante de Cristo dentro da sua comunidade, pastor e pai espiritual. A figura do padre busca pela caridade pastoral, sendo sinal de unidade. É sua responsabilidade contribuir para a edificação e crescimento da comunidade, promovendo e incentivando a vivência atuante e verdadeira do Evangelho.


Essa data também lembra as vocações aos Ministérios Ordenados. No dia 04 de agosto, é celebrado o dia de São João Maria Vianney, o Cura D'Ars e patrono dos padres, e dia 10 de agosto é Dia de São Lourenço, padroeiro dos diáconos.


2º Domingo de Agosto - Vocação Matrimonial & Dia dos Pais


No segundo domingo do mês, os brasileiros comemoram o Dia dos Pais. Por isso, a Igreja também celebra a Vocação Matrimonial, ou seja, os vocacionados ao casamento e formação da família.


Antigamente, a data era comemorada no dia 16 de agosto - quando também era celebrado o Dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora. Posteriormente, o segundo domingo foi adotado para a comemoração.


3º Domingo de Agosto - Vocação à vida consagrada


A Vocação à Vida Consagrada celebra homens e mulheres que consagram suas vidas a Deus e ao próximo. Eles são testemunhos vivos do Evangelho e as vocações desenvolvem carismas e atividades enriquecedoras para a comunidade.


Todos buscam viver verdadeiramente os votos de castidade, obediência e pobreza, por isso, são sinais vivos do amor de Deus.


A vida consagrada é exemplo de oração, missão e realização das obras de caridade, vivendo a vida cristã plenamente, mesmo em um mundo material.


4º Domingo de Agosto - Vocações Leigas

Neste dia, a Igreja celebra todos os leigos que dedicam-se aos trabalhos pastorais e/ou missionários, mesmo com suas famílias e trabalhos. São eles que atuam nos ministérios, como o de música, na liturgia, nas obras de caridade, pastorais e catequese. Ou seja, são grandes colaboradores dos padres.


O leigo é aquele que está consciente do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e da comunidade.


5º Domingo de Agosto - Dia do Catequista


Quando o mês de agosto tem cinco domingos, este último celebra o Dia do Ministério do Catequista. Por vocação e missão, o catequista é aquele que promove a fé na comunidade cristã, através do preparo de crianças, jovens e adultos para o sacramento. Dos encontros de catequese saem os fiéis prontos para dar testemunho de Cristo e do Evangelho.


1.973 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page