top of page
  • Redação

Ano Litúrgico: Tempo do Advento



Quatro domingos antes do Natal.


Envolve o mês de dezembro, dividindo-se em duas partes. Do 1° Domingo do Advento a 16 de dezembro, a Igreja se dedica a sustentar a esperança e a expectativa da segunda vinda de Jesus (no fim dos tempos). Do dia 17 a 24 de dezembro, a Igreja se prepara para o Natal, celebrando a primeira vinda do Senhor encarnado à humanidade.


Promovendo o despertar de uma espiritualidade de esperança e jubilosa expectativa, as celebrações do Tempo do Advento anunciam a vinda do Messias. O símbolo mais comum desse Tempo é a coroa do advento, com quatro velas a serem acesas a cada domingo por representarem a progressiva vinda da Luz até o resplendor do Natal.


A coroa ou guirlanda do advento [...] é uma guirlanda verde, sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, que simboliza o amor de Deus que nos envolve, e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.


A cor litúrgica do Tempo do Advento é roxa. O terceiro domingo, no entanto, é reconhecido como o Domingo “Gaudete”, ou seja, Domingo da alegria. Isso porque o Natal se aproxima, sendo possível usar cor-de-rosa como tom mais suave.


👉 Na próxima semana falaremos sobre o Tempo do Natal. Acompanhe as nossas postagens nas redes sociais para não perder!


Fique ligado!


👉 Na próxima semana falaremos sobre o Tempo do Natal.

Acompanhe as nossas postagens nas redes sociais para não perder nada!


No Instagram: @blogdacatequese No Facebook: /blogdacatequesevozes

 

Autoria do texto: Francine Porfirio Ortiz e Viviane Mayer Daldegan

143 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page