• Redação

As Cores Litúrgicas

Nas celebrações eucarísticas há cores específicas a serem usadas para identificar o acontecimento cristão e o tempo do Ano Litúrgico. Essas cores estão presentes nos paramentos do celebrante, na toalha do altar e do ambão, e noutros símbolos litúrgicos de cada celebração.

As diferentes cores litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico. Vamos identificar e relacionar na sequência em que momentos do Ano Litúrgico as cores são utilizadas e o que representam.


Cor roxa


Advento, Quaresma, Semana Santa (até Quinta-feira Santa pela manhã), celebração de Finados e, também, Exéquias. Representa arrependimento, penitência, humildade e serenidade.


Cor branca


Solenidade do Natal, Tempo do Natal, Quinta-feira Santa, Vigília Pascal do Sábado Santo, Festa de Nossa Senhora, Solenidades e Festas do Senhor, celebrações de Santos e Tempo Pascal. Representa alegria, vitória, ressurreição e pureza.


Cor vermelha


Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, Sexta-feira da Paixão, Domingo de Pentecostes e celebração dos santos mártires, apóstolos e evangelistas. Representa martírio, amor divino e fogo do Espírito Santo. É a cor usada nas missas de crisma.


Cor verde


Durante o Tempo Comum, exceto quando o domingo dá lugar às Festas ou Solenidades, momentos nos quais a cor litúrgica é usada de acordo com o fato ou acontecimento celebrado como, por exemplo, na Solenidade da Santíssima Trindade. A cor verde usada no Tempo Comum representa esperança, crescimento e fé em Jesus.

Algumas cores usadas com menor frequência:


Cor rosa


Pode-se usar no 3° Domingo do Advento (chamado “Gaudete”) e no 4° Domingo da Quaresma (chamado “Laetare”). Esses dois domingos são caracterizados, na liturgia, como “domingos da alegria” devido ao tom jubiloso de seus textos.


Cor dourada


Pode-se usar em grandes Solenidades do Ano Litúrgico como Páscoa, Natal... É a cor usada nas grandes Solenidades e Festas litúrgicas.


Cor preta


Pode-se usar na celebração de Finados.


É importante considerar que, se uma Festa ou Solenidade ocorrer no domingo, substituindo a celebração do tempo litúrgico, usa-se então a cor litúrgica da Festa ou Solenidade.


Clique no ícone e baixe o arquivo com quais Solenidades e Festas podem ocorrer no domingo:

Solenidades e Festas podem ocorrer no domingo
.pdf
Download PDF • 65KB


148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo