top of page
Redação

Atos de fé, esperança, caridade, contrição e confissão

Os atos de fé, esperança, caridade, contrição e confissão são expressões de crença e de sentimentos cristãos.


Ato de fé

Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo; que dá o céu aos bons e o inferno aos maus para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, porque Deus, verdade infalível, o revelou. E nesta crença quero viver e morrer.


Ato de esperança

Eu espero, meu Deus, com firme confiança que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo me dareis a salvação eterna, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com vosso auxílio.


Ato de caridade

Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo que vos ofender. Por amor de Vós amo ao meu próximo como a mim mesmo.


Ato de atrição e contrição Pesa-me, meu Deus, e sinto de todo o coração de vos haver ofendido, porque mereci o inferno e perdi o céu, e muito mais me pesa por haver ofendido a um Deus tão bom e tão grande como sois: proponho firmemente nunca mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecado.


Ato de contrição

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; e porque eu vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração de vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com os auxílios de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão de minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém.


Confissão

Eu pecador me confesso a Deus todo-poderoso, à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao bem- -aventurado São João Batista, aos santos apóstolos Pedro e Paulo, a todos os santos (e a vós, padre), que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa. Portanto, peço e rogo à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado São João Batista, aos santos apóstolos Pedro e Paulo, a todos os santos (e a vós, padre) que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor.

 
51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page