• Redação

Campanha da Fraternidade 2022: Escutar o Todo

A educação integral se faz pela escuta do todo. O ambiente nos fala, os educandos nos falam, a situação atual está nos falando. Nós teremos de aprender o novo modo de ser educador e educando. Já não há possibilidade de sermos os mesmos. Por isso: escutar o todo é necessário para não se perder diante do tudo.


Na página 20 do Texto Base da CF deste ano, nós encontramos este parágrafo: “É fundamental uma pedagogia da escuta, que rompa com o paradigma de pedagogias silenciadoras. Escutar é uma condição para nossas relações, para a compreensão do que se passa, para o diagnóstico dos caminhos que devemos tomar e, especialmente, escutar é uma condição para falar com sabedoria e ensinar com amor”.


A vida nos dá sinais todos os dias, e exige de nós cautela para lermos com cuidado, atenção e zelo esses mínimos sons, quase inaudível aos nossos ouvidos, por vezes sufocados por outros barulhos mais atrativos que a voz divina do Senhor. Desta feita, “escutar a realidade é uma condição para construir e reconstruir o projeto de humanidade a partir dos sinais de Deus na história”.


E para encerrar esse texto, fica um alerta: “se tudo está interligado, é difícil pensar que este desastre mundial não tenha a ver com a nossa maneira de encarar a realidade. Não nos esqueçamos das lições da história, mestra da vida”.


Paz e Bem!


Assista ao vídeo que o Frei Jonas Ribeiro da Silva nos preparou falando um pouco mais da campanha:


Clique aqui para assistir no YouTube!


 

Frei Jonas Ribeiro da Silva, nascido no dia 19.01.1981. Formado em filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena-SP. Frade Franciscano da Província da Imaculada Conceição do Brasil. Mora em Pato Branco PR, onde atua na frente de comunicação da TV Sudoeste e Rádio Celinauta de Pato Branco.


No Instagram: @frei.jonas.ofm

214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo