top of page
  • Redação

Ciclo do Natal

O nascimento de uma criança é sempre aguardado com esperança por nossas famílias. Muitos se envolvem na preparação de todos os detalhes a fim de que a criança seja acolhida com muita alegria. Quando a criança nasce, com ela emerge uma nova esperança, pessoas passam para visitá-la, e o seu processo de crescimento é acompanhado com atenção e cercado de cuidados.



Fazemos essa experiência no Ciclo do Natal. Composto pelo Tempo do Advento, que nos coloca na dinâmica de preparação para a chegada do Senhor, e pelo Tempo do Natal, em que contemplamos a manifestação do Senhor a toda a humanidade. Somos convidados a viver a dimensão da esperança escatológica, pois celebramos a memória do Senhor que já armou a sua tenda em meio à humanidade, mas alimentamos em nossa vida de fé a expectativa de sua segunda vinda no final dos tempos. “A encarnação redentora não é apenas a manifestação, mas também oferta aos que creem da glória” (AUGÉ, 2011, p. 187) manifestada pelo Menino Deus que, deitado na manjedoura, é contemplado como a esperança que não passa, mas nos impele a buscar um novo amanhã.

 

Pe. Rodrigo Arnoso, CSSR

Pe. Thiago Faccini Paro


O Mistério Pascal é o que celebramos e atualizamos por meio da liturgia, e a Igreja como mãe nos oferece um caminho para tal atualização que chamamos de Ano Litúrgico. Nesse ano somos convidados a caminhar com o Cristo, a recordar fatos de sua vida, obra e missão. Desse modo, apresentamos neste livro, aos homens e mulheres de fé e àqueles que desejam conhecer o mais profundo da vida litúrgica da Igreja, alguns elementos que nos ajudarão a compreender o que é o Tempo para os cristãos, o que é o Ano Litúrgico e as formas de celebrar esse ano.


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page