top of page
  • Redação

Cinco livros para encerrar o mês Mariano

Com o fim de maio, findamos também o mês Mariano, dedicado para homenagear a Virgem Maria. Para encerrarmos com chave de ouro, listamos cinco livros sobre o tema:




Uma das obras mais tocantes e inspiradoras que existe agora em versão de bolso. Este pequeno livro é um devocionário mariano. Nele São Luís Maria Grignion de Montfort apresenta seu método de consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria. Seu objetivo é anunciar às pessoas, em particular às famílias, e todas as nações que o caminho para encontrar Jesus Cristo passa por depositar a confiança no regaço acolhedor da Virgem Maria. Aqui se encontram pensamentos, orações e meditações sobre Nossa Senhora.





Neste opúsculo, Montfort traz algumas reflexões sobre como a consagração a Maria descrita na obra O Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem se concretiza na vida do cristão. Para Luís Maria Grignion de Montfort, o segredo para aqueles que procuram a santidade está na postura de submissão que Maria assume diante de Deus, tornando-se escrava dele. Assim como Maria tornou-se escrava – e permanece nossa grande protetora junto a seu Filho –, também o cristão é convidado a consagrar-se como escravo incondicional de Maria para dela obter toda a graça.




Esta é a aguardada continuação de E tu, Maria, o que dizer de ti mesma? Na obra E tu, Maria, mãe de Jesus, Vernet faz da história, uma nova forma de conhecer o espírito, tomando como referência a personalidade de Maria de Nazaré . Os personagens bíblicos são descritos de maneira simples e encantadora até a morte de Maria. Com um caráter novelístico o romance induz ao leitor um repensar sobre a trajetória da humanidade. Audácia e inspiração: O autor demonstra explora todo o caráter angelical da protagonista, criando a possibilidade de escolha de caminhos de vida ao longo da leitura. Joan Maria Vernet é um verdadeiro apaixonado pelas escrituras sagradas e durante a formação literária e experiência como professor mergulha o trabalho em um ideal de resgate e mudança sobre a contemporaneidade. 'Uma vez iniciado, não se consegue abandonar' foi dito do primeiro. E agora, o que se pode esperar?





Apresentamos neste livro nove novenas a Nossa Senhora para nos ajudar a enfrentar os desafios diários, crendo que, orando e agradecendo, Deus nos ouve e nos responde nas horas certas. As novenas contidas neste livro são: Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Nossa Senhora do Bom Parto, Nossa Senhora Rosa Mística, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida.




O desenrolar da mariologia pós-conciliar recebeu contornos econômicos, marcados, sobretudo, pelo substrato bíblico e pelo horizonte soteriológico. É esta a perspectiva assumida por Clodovis Boff neste volume da coleção Iniciação à Teologia. O retrato de Maria nos evangelhos se torna base para o entendimento de uma mulher que, assumindo a missão de Cristo em sua vida, e, consequentemente, seu lugar na história da salvação, torna-se exemplo do ser cristão na atualidade. A relação íntima entre Maria e Jesus torna-se o horizonte a ser assumido por cada cristão, visto que como ela foi incluída pelo próprio Jesus, revela-nos um Deus-com, muito mais que um Deus-só. Mesmo não figurando dentre os principais temas do Vaticano II, Maria foi de alguma forma influenciada por vários deles. O Concílio não estabeleceu formulações dogmáticas acerca de Maria, mas a perspectiva pastoral assumida no processo conciliar fez com que ela se tornasse exemplo de atitude cristã a ser assumida pelos membros da Igreja. O novo entendimento acerca da revelação ou mesmo da eclesiologia conciliar, trouxe novos entendimentos da mariologia.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page