top of page
  • Redação

Clássicos da Iniciação Cristã, por Pe. Thiago Faccini Paro

A Igreja do Brasil há vários anos tem nos convidado a refletir sobre a Iniciação à Vida Cristã, como um importante meio de transformação de nossa pastoral e de resposta às exigências de uma mudança de época. A Iniciação à Vida Cristã, torna-se uma das urgências e uma das colunas de nossa ação pastoral.

Para sua concretização, faz-se necessário, primeiramente, oportunizar ambientes de estudo e reflexão para que toda a comunidade compreenda o seu lugar e papel como protagonistas da Iniciação. Para isso, a Igreja tem uma riqueza bibliográfica que nos ajudará neste entendimento. Como fonte, além do Ritual da Iniciação Cristã – RICA e dos documentos da Igreja, herdamos o testemunho de inúmeros padres, que ao redigirem suas catequeses mistagógicas nos narram o processo catecumenal da Igreja Primitiva e nos brindam com uma fonte inesgotável de catequese e inspirações.


A Editora Vozes, comprometida com a Iniciação à Vida Cristã e a formação de catequistas e todos os envolvidos nesse processo, lançou em 2019 a coleção “Clássicos da Iniciação Cristã”, que resgata as belíssimas catequeses mistagógicas e toda a teologia sacramental dos primeiros séculos da Igreja.

A coleção, iniciada com a publicação de três volumes: Didaqué: Catecismo dos Primeiros Cristãos, Os sacramentos e os Mistérios, de Santo Ambrósio e Tradição Apostólica de Hipólito de Roma, acaba de ganhar dois novos volumes: Catequeses Mistagógicas, de São Cirilo de Jerusalém, e A Instrução dos Catecúmenos, de Santo Agostinho. Dois grandes clássicos da Patrística que nos ajudam a compreender a teologia dos sacramentos e a iniciação cristã da Igreja Primitiva.


Desse modo, os livros dessa coleção nos aproximam da riqueza teológica litúrgico-sacramental dos primeiros cristãos, trazendo luzes para nossa prática pastoral e melhor compreensão do método mistagógico. Sem dúvida, leituras indispensáveis de catequistas, liturgistas e de todo cristão.


Portanto, façamos chegar a todos tão importantes obras. Iluminados pelo testemunho e pela tradição dos Santos Padres, em suas catequeses mistagógicas, possamos fazer da Iniciação a Vida Cristã uma realidade em nossas paróquias.


 

Pe. Thiago é autor da coleção de manuais de catequese “O Caminho” e de vários livros como: “As celebrações do Rica: conhecer para bem celebrar”; “Conhecer a Fé que Professámos” e “Catequese e Liturgia na Iniciação Cristã”, publicados pela Editora Vozes.



 

91 visualizações0 comentário
bottom of page