• Redação

Coluna da Débora: apresentação do livro "Catequese e Internet"

Olá, amigos e amigas.


Que bom nos reencontrarmos!

Hoje quero falar com vocês sobre um livro: Catequese e internet – os processos catequéticos e as novas tecnologias, dos autores Welder Lancieri Marchini e Pe. Thiago Faccini Paro. Eu nunca gosto de seguir o padrão de apresentação de livros, pois ao ler gosto de partilhar as reflexões que me trazem, então aqui partilho com vocês as reflexões que surgiram durante a leitura, espero que elas lhes instiguem a mergulhar nas páginas desse importante material formativo.


Acredito que nunca, como nos dois últimos anos, a relação catequese e internet foi tão discutida. Em algumas situações o fato de ter que migrar para o espaço digital não foi uma ação tranquila, os catequistas viram-se desamparados e, ao mesmo tempo, cobrados a darem respostas que ninguém tinha. Nesse início de conversa manifesto uma preocupação minha: que a relação catequese e internet volte a esfriar quando “tudo voltar ao normal”. Se é que isso seja possível.

Durante o período mais forte da pandemia, os encontros de catequese presencial tiveram que ser suspensos, ou a frequência diminuiu. Com isso os catequistas se viram diante do desafio de continuar o acompanhamento dos catequizandos e suas famílias, isso gerou um certo receio e, não foi sem medo, que a catequese em nossas comunidades se reinventou.


A transição não foi fácil e percebemos o quão frágil é nosso conhecimento sobre o universo digital. Torna-se clara a necessidade de nos formarmos para melhor conhecer esse espaço e nos inserirmos como presença atuante e evangelizadora. Aliás, o próprio Diretório para a Catequese afirma que não devemos apenas buscar saber “como utilizar as novas tecnologias para evangelizar, mas sim como se tornar uma presença evangelizadora no continente digital” (DC, n. 371).


O livro do Welder e do Padre Thiago, nos ajuda a partir das reflexões para encontrar técnicas que nos ajudem a melhor compreender a relação catequese e internet. É importante destacar que os autores partem de uma reflexão pastoral, pois é esse o diferencial do livro: nos aponta o por que fazer e não apenas o como.

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".


Confira a entrevista com os autores sobre o livro no canal: youtube.com/editoravozes

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo