top of page
  • Redação

Coluna da Débora: A arte de rezar


Olá, queridos(as) leitores(as)!


Estamos inaugurando esse espaço de conversa e o assunto não poderia ser melhor: livros!


A partir de agora chegaremos até vocês para lhes indicar livros e subsídios que contribuam para a sua formação e para melhor exercer sua missão em sua comunidade. Os títulos vão priorizar o aspecto da formação catequética, porém podemos ampliar nossa conversa - quem sabe com títulos sugerido por vocês. Espero que os posts aqui apresentados lhes ajudem a melhor compreender a beleza da missão catequética. Que possamos nos apaixonar ainda mais por Jesus Cristo e crescer no desejo de anunciá-Lo!


Todo material aqui apresentado poderá ser encontrado nas Livrarias Vozes ou nas livrarias católicas de sua cidade. Não perca tempo de investir em você e na sua formação. Venha conosco! Vamos falar de livros?

Ao escrever para vocês, penso conversar em uma roda de amigos, partilhando de uma cuia de chimarrão, uma xícara de café, talvez um chá, ou até mesmo em uma roda de tereré. Enfim, me pego pensando em uma conversa de amigos, por isso o livro escolhido para inaugurar essa nossa roda só podia ser de um amigo! É com alegria que apresento a vocês “A Arte de rezar: orações na catequese”. Vamos conhecê-lo?


O autor desse livro é o catequista Célio Reginaldo Calikoski, coordenador da catequese na Diocese de União da Vitória, membro da equipe regional de catequese no estado do Paraná. Essa é a apresentação oficial do autor, mas me permitam apresentá-lo informalmente: o Célio é um apaixonado pelos livros, amante da catequese e, talvez o mais importante, meu amigo. Por isso falar do seu livro se torna ainda mais significativo.


Você pode se perguntar: Débora do que esse livro trata?


Pois bem, eis minha resposta: o livro é uma coletânea das orações clássicas da tradição cristã católica. Isso quer dizer que aqui encontramos as principais orações que alicerçam a base de nossa espiritualidade e vida de oração.


Talvez você insista: tá, mas qual o destaque do livro?


O destaque maior é justamente reunir em um mesmo espaço as principais orações, aquelas que aprendemos na infância e nos acompanham ao longo da vida. É importante destacar que o livro foi organizado pensando no crescimento das crianças e nesse processo cresce a complexidade das orações. Começa com pequenos refrões meditativos e à medida que a criança cresce ela vai aprofundando o aprendizado das orações.


É possível que você pense: mas, então, é para crianças este livro?


Ledo engano! Na verdade, este livro se destina a todo cristão que deseja aprofundar sua experiência de fé e oração. Se pensarmos nas crianças é uma ótima sugestão de presente para que aprendam com os pais, irmãos e colegas as primeiras orações do cristão. Se pensarmos nos catequistas, pode ser um instrumento para ajudar seus catequizandos a aprender a rezar e conversar com Deus, nesse caso independente da faixa etária. Podemos também pensar nos pais como destinatários desse livro, nesse caso, este seria um instrumento para ajudá-los a ensinar seus filhos o exercício da oração diária e, também, aprender a rezar em família.


Que possamos nos dedicar com entusiasmo no ensino das orações para crianças, adolescentes e adultos, pois assim ajudaremos a abrir os corações para o Senhor e formar discípulos missionários de Jesus Cristo.


Até a próxima!

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e do livro: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?", ambos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page