top of page
  • Redação

Coluna da Débora: Missão do Catequista

Vamos conversar sobre catequese?

O assunto de hoje é a missão do catequista, venha comigo!

Nos diz o Diretório Nacional de Catequese (DNC) no número 173: “a vocação do catequista é a realização da sua vida batismal e crismal, na qual, mergulhado em Jesus Cristo, participa da missão profética: proclamar o Reino de Deus. Integrado na comunidade eclesial e enviado por ela, conhece a sua realidade e aspirações, sabe utilizar a pedagogia adequada, animar e coordenar com a participação de todos”. O que isso significa? Vamos aprofundar um pouco mais.


O catequista é chamado, por este número do DNC a pensar em sua missão, que vai muito além dos encontros semanais com as crianças. Sim, pois ser catequista é participar da missão profética da própria Igreja, por isso o catequista não atua sozinho, mas sempre em comunidade, sempre na Igreja e pela Igreja, visto que “a catequese não pode nunca ser dissociada do conjunto das atividades pastorais e missionárias da Igreja” (CT 18).


Ao falar de missão do catequista percebemos que é preciso falar da missão de toda a Igreja que “é levar a Boa Nova a toda a humanidade, a fim de que esta viva” (CT 18). A catequese se insere neste contexto missionário como um momento especial, onde a fé, suscitada pelo anúncio, será orientada para que o catequizando possa conhecer melhor, acolher de coração alegre, celebrar com entusiasmo e viver com convicção o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo.


Por isso não devemos esquecer que precisamos ser vistos como “mensageiros alegres de propostas altas, guardiões do bem e da beleza que resplandecem numa vida fiel ao Evangelho” (EG 168), ou seja, o catequista em sua missão de evangelizador é chamado a sentar-se ao lado dos seus catequizandos “para tornar presente o Senhor na sua vida, para que possam encontra-lo, porque só o seu espírito é água que dá a vida verdadeira” (CNBB, Doc. 107, n. 38)

 

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

75 visualizações0 comentário
bottom of page