top of page
  • Redação

Coluna da Débora: Novo Diretório para a Catequese

Olá, queridos e queridas!


Em tempos de pandemia, cá estamos para falar de livros e de catequese! E o assunto de hoje é “quentinho”. Vou falar de um documento que ainda não saiu totalmente do forno aqui no Brasil: o Novo Diretório para a Catequese.

O lançamento do Diretório aconteceu no dia 25 de junho, em Roma, e no mesmo dia foi apresentado, no Brasil, pela Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB. Esse documento torna-se muito importante para a caminhada catequética em toda a Igreja, mas, de modo ainda mais especial, para o Brasil.


O Novo Diretório resgata pontos essenciais para a catequese, tais como: a centralidade da Palavra, a importância da Liturgia, a responsabilidade da comunidade. Mas, também enfatiza a necessidade de uma renovação catequética e o desafio de assumir a Iniciação à Vida Cristã como itinerário para a catequese e resgatar a inspiração catecumenal com a centralidade do querigma e do encontro pessoal com Jesus Cristo.


É bom dizer que se trata de um diretório e isso significa que ele se propõe a orientar nossa ação catequética. Não é imposição nem um compêndio com todas as respostas para todas as dificuldades de nossas comunidades. Antes o documento vem iluminar nossa realidade para que possamos melhor discernir quais passos devem ser dados e por onde devemos caminhar.


O Diretório foi elaborado em Roma, pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização. Ao acolhermos esse documento no Brasil, expressamos o desejo de caminhar na unidade, na certeza de que o caminho que se desenha à nossa frente desafia a todos e juntos seremos mais fortes.


Nossa atitude agora é a de ler e estudar esse material para melhor conhecer o pensamento da Igreja sobre a catequese e, assim, orientar nossos caminhos e nossas ações. Agora é o momento de conhecer. Mais partilhas virão! Vamos nos empenhar em descobrir a beleza da catequese no processo de evangelização, como caminho para o discipulado que promove o encontro pessoal com Jesus Cristo e a conversão de vida.


Estou ansiosa para aprofundar o conhecimento e a leitura. Prometo partilhar com vocês as descobertas que vierem.

Até a próxima!

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

306 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page