top of page
  • Redação

Coluna da Débora: o dízimo e a catequese

Olá, vamos para mais uma conversa literária?


O livro de hoje foi lançado no evento Catequistas Brasil (fevereiro de 2020), que aconteceu em Aparecida - SP, no Santuário de Nossa Senhora. Quer saber qual é? Vem comigo que lhe mostro!

O título é “O dízimo e a catequese”, da autora Ana Maria Oleniki. Que livro maravilhoso! Estava muito curiosa pela obra e minhas expectativas não foram frustradas. O estudo apresentado de maneira clara, profunda e acessível permite aprofundar sobre o dízimo e sua importância na vida da Igreja.


A proposta apresentada na obra parte da história do dízimo resgatando sua origem e seus fundamentos na Sagrada Escritura, na História da Igreja e nos Documentos. Reflete sobre o lugar do dízimo hoje em nossas comunidades e apresenta a definição de dízimo como demonstração de gratidão e reconhecimento a Deus. Quando apresenta a relação do dízimo com a catequese, a autora se pergunta: por que falar de dízimo na catequese? E nos ajuda a perceber que se trata de um processo de conscientização e crescimento na compreensão de pertença a uma comunidade de fé.


Os dois últimos capítulos do livro são dedicados a questões práticas: o dízimo mirim como projeto concreto fruto de um processo de formação. E também roteiros de encontros sobre o dízimo a serem desenvolvidos na catequese.


Eu destaco a diferenciação que a autora apresenta sobre o tema “dízimo e a catequese” e o projeto “dízimo mirim” entendido como o ação que deve nascer de um processo de conscientização e formação. Importante destacar, também, que o livro conta com uma parte prática, pois apresenta sugestões de encontros para trabalhar sobre o dízimo com os catequizandos.


Considero um material indispensável na formação dos catequistas e, por que não, também das famílias. Precisamos compreender melhor sobre o dízimo para, cada vez mais, despertamos a consciência de pertença e de gratidão.


Eu sentia falta de uma obra assim: profunda, clara e totalmente acessível. Não apresenta apenas o “como fazer”, mas, principalmente, apresenta o “sentido de fazer”. Não deixe esse material fora da sua biblioteca de estudos!


Até a próxima!


Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

287 visualizações0 comentário
bottom of page