top of page

Dica de leitura: Catequese e sinodalidade

Redação

Para seguirmos os passos de Jesus, em meio aos desafios para a evangelização no mundo contemporâneo, é urgente perceber que estamos passando para uma nova etapa na ação evangelizadora da Igreja, a qual obedece, com alegria e esperança, ao mandato missionário de Jesus: “Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei” (Mt 28,19-20).

A vida dos cristãos e o caminho eclesial marcados por dificuldades, tempos de crises e conflitos, internos e externos, exigem uma profunda renovação de vida: espiritual, moral e pastoral, para que possam manter-se fiéis na missão de transmitir a fé. Isso requer a escuta orante do que o Espírito diz, em vista de uma nova evangelização.


A Lei do amor-comunhão é a base da sinodalidade. É essa pedagogia sinodal de Jesus que será apresentada nesta obra, reunindo palavras, gestos e atitudes do Filho amado e obediente do Pai que nos faz um convite: “Que todos sejam um”. Esse convite ressoa em nossos ouvidos no caminho da fé, da conversão e da construção de uma comunidade sinodal que requer um compromisso com a comunhão, onde todos sejam mais acolhidos, mais fraternos e mais solidários.



Número de páginas: 102

Dimensão: 17.0cm x 24.0cm x 0.5cm


O texto propõe resgatar o espírito de sinodalidade, tão presente na catequese de Jesus que confirma a presença de Deus na história. A partir da catequese de Jesus o autor apresenta inspirações para a catequese, para a construção de uma comunidade sinodal que se entrelaçam com a vida do povo e contribuem para intensificar a participação na vida eclesial, em vista da transformação da sociedade. Catequese e sinodalidade: a pedagogia de Jesus será um instrumento de aprofundamento da fé à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos de Jesus.


Sobre o autor:


Paulo Cesar Gil é formado em Teologia e Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Terapia Familiar Sistêmica. Autor dos livros Metodologia catequética e Quem é o catequizando?, publicados pela Editora Vozes.


Suas atividades:


• Terapeuta de casal e famílias

• Terapeuta comunitário do perdão

• Coordenador do Instituto Cordis – Terapias Integradas

• Membro da Associação Paulista de Terapia Familiar

• Membro da Rede Lumen de Catequese

• Assessor para a Animação Bíblico-catequética na Região Episcopal Santana – Arquidiocese de São Paulo

• Assessor em assembleias, congressos e seminários nas áreas de pastoral, catequese e família

• Professor convidado em escolas regionais, diocesanas e universidades.



Comentarios


bottom of page