top of page
  • Redação

Dinâmica: amigos e irmãos



Objetivos do encontro:

  • Interagir, brincar e perceber a importância de estar junto com os colegas.

  • Reconhecer que cada um é importante e especial na formação do grupo de catequese.

  • Descobrir por que o convite de Jesus para cear com Ele é especial.

Material necessário:

  1. Providenciar balões de festa de aniversário, um para cada cinco catequizandos.

  2. Fazer um cartaz com a frase “Bem-vindos”. Use a criatividade.

  3. Uma folha branca de papel A4 para cada catequizando.

  4. Pincéis, giz de cera ou lápis de cor para desenhar e pintar uma mão.

  5. Papel kraft para fazer um cartaz grande com o título em destaque: “Juntos somos uma bonita obra de arte de Deus”. As mãos serão coladas pelos catequizandos neste cartaz. Podem ser coladas aleatoriamente ou em um desenho já feito pelo catequista. Por exemplo: as mãos dos catequizandos podem ser as pétalas de uma flor, coladas em cima do caule já desenhado pelo catequista, ou em um círculo dando a ideia de comunidade.

  6. Providenciar a música “Amigos” (Jair Oliveira – CD Grandes Pequeninos). A música pode ser pesquisada na internet. Se possível providenciar para que todos tenham acesso à letra para cantar (cartaz, datashow, impressão...).

Passos do encontro

Olhar a nossa vida


Vamos nos abraçar como gesto de acolhida e amizade (dar tempo para abraços). Estamos iniciando outro tempo de caminhada e amizade entre nós e com Jesus. Vamos também dar um “abraço de urso”? (Abraço de urso é quando todos se abraçam bem juntinhos.)

Motivar a participar da dinâmica, explicando: Vamos ficar bem juntinhos no centro da sala. Eu vou jogar balões para o alto e a missão de cada um é não deixar cair nenhum no chão.

Dar início à atividade e devagar ir tirando uma ou duas crianças do grupo por vez, de maneira que irá ficar mais difícil manter todos os balões no alto. O objetivo é ajudar a perceber como cada um é importante e faz falta no grupo. Encerrar a brincadeira quando sobrar um grupo pequeno tentando manter os balões no ar. (A dinâmica dura uns 15min).

Em seguida, conversar sobre: O que podemos aprender dessa brincadeira? (Ouvir.) Deu para perceber como cada um faz falta neste grupo da catequese? (Ouvir.)

Comentar que cada um é muito importante nesta nova etapa da caminhada que fazemos na catequese. Além disso, cada um, com seu jeito de ser, faz o encontro de catequese ficar mais gostoso.


Iluminar a nossa vida


Os amigos costumam se ajudar, um apoia o outro. Assim é na vida da gente, os amigos nos ajudam, nos corrigem, querem o melhor para nós.

Na catequese, somos convidados a responder ao convite de Jesus que diz: “Venham cear comigo”, crescendo no amor e na comunhão com Deus e com os irmãos. Os nossos amigos, durante os encontros catequéticos, irão nos ajudar a conhecer, refletir e vivenciar o que significa cear com Jesus, além de comungar o pão e o vinho na Ceia de Jesus e dos cristãos. Então, vamos percorrer juntos um caminho de descoberta e de crescimento no amor e na fraternidade, também nos valores ensinados por Jesus.

Juntos vamos conhecer um pouco mais de Jesus, nosso amigo, para poder decidir se aceitamos o seu convite para cear com Ele. Vamos experimentar o quanto é bom viver em comunidade, como amigos e irmãos, durante os encontros na catequese.


Nosso compromisso


Vamos apoiar uns aos outros para não desanimar, não desistir no meio do caminho da catequese? (Ouvir.) Cada um de nós precisa ficar atento, não deixar ninguém de fora da vivência de comunhão, de fraternidade, e amizade com Jesus e entre nós. Precisamos nos conhecer melhor e crescer ainda mais na amizade. Vocês topam? (Ouvir.)

Vamos apoiar uns aos outros para não desanimar, não desistir no meio do caminho da catequese? (Ouvir.) Cada um de nós precisa ficar atento, não deixar ninguém de fora da vivência de comunhão, de fraternidade, e amizade com Jesus e entre nós. Precisamos nos conhecer melhor e crescer ainda mais na amizade. Vocês topam? (Ouvir.)

Celebrar o nosso encontro


Colocar o cartaz com as mãos dos catequizandos no centro da sala, próximo à Bíblia e à vela acesa.

Cada um de nós é único, não há uma mão e uma digital iguais às de outra pessoa. Para Deus somos muito queridos e importantes. Jesus, seu Filho, nos convida a cear com Ele e espera uma resposta. Nossa resposta vai exigir um compromisso com Jesus. Por isso, peço que quem quer cear com Jesus, participar da Eucaristia, conhecer melhor o que significa aceitar esse convite, dê um passo, diga seu nome e venha completar um círculo ao redor desses símbolos. (Esperar que cada um diga seu nome e venha para o círculo.)

Rezemos juntos!

 

Sobre o livro:


Lydia das Dores Defilippo

Lucimara Trevizan

Fausta Maria Miranda

Pe. Almerindo Silveira Barbosa


A Coleção Deus Conosco promove a experiência de reconhecer que Deus está sempre conosco e, por isso, motiva uma relação de amor e confiança em Deus e o desejo de testemunhar a alegria de ser filho amado do Senhor. A Coleção propõe uma catequese bíblica, cujo foco central é o anúncio de Jesus Cristo, ou seja, uma catequese querigmática, levando em conta o catequizando e suas características, num processo de Iniciação à Vida Cristã. A metodologia da Coleção Deus Conosco é um instrumento criativo de vivência de comunhão no grupo de catequizandos e também de iniciação e engajamento na vida da comunidade de fé. Os encontros catequéticos, iluminados pela Palavra de Deus, conduzem à oração, à celebração, a experimentar o mistério do amor de Deus. Apresenta, portanto, uma catequese mistagógica.

1.342 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page